Resumo de Química - Cloro

O cloro é um elemento químico que integra o grupo dos halogênios. Apresenta a forma de um gás que se dissolve na água deixando visível a sua coloração esverdeada, mas pode ser encontrado na indústria na forma em pó; sólida, com uma aparência que lembra sal grosso; ou em gel.

Este elemento químico foi usado para matar pessoas na Primeira e Segunda Guerra Mundial por ser um gás com alta capacidade mortal. Como características possui grande concentração de sal, cor amarelada em tom esverdeado, odor irritante e se for inalado por muito tempo leva o ser vivo à morte por ser venenoso e corrosivo.

Quimicamente, o cloro é representado pelo símbolo “Cl”. Foi descoberto no século XVIII, quando o químico sueco Carl Wilhelm Scheele descobriu a reação do dióxido de manganês com ácido clorídrico que desprendeu um gás. No entanto, foi somente no século XX que foi aceito como elemento químico através do britânico Humphry Davy.

Este elemento é altamente reativo, sendo quase impossível encontrá-lo na natureza em seu estado elementar, sendo mais facilmente achado na forma de cloretos, cloratos, percloratos, cloritos e hipocloritos, além de poder estar ligado a não-metais e compostos orgânicos formados por haletos.

A maior parte do Cl encontrado na Terra é do tipo cloreto de sódio (NaCl), o mesmo tipo do sal utilizado nos alimentos. Ele é comercialmente produzido a partir de brine por eletrólise.

Cloro tabela periódica

O Cl está localizado na tabela periódica na família 7 A, integrando os halogênios. A configuração eletrônica do Cl é 1s²2s²2p6 3s²3p5. Pela classificação, possui sete elétrons em sua camada de valência.

Composições do cloro

Em mais de 95% das ocorrências o Cl é obtido a partir da eletrólise do cloreto de sódio em solução aquosa. Contudo, podem aparecer em forma de:

Cloretos

São sais derivados do ácido clorídrico (HCl), que são cristalizados e solúveis em água. Normalmente não se decompõem pelo calor, com exceção dos cloretos de ouro e platina.

A nomenclatura oficial para os compostos de cloreto corresponde a “Cloreto de + nome do elemento ligado ao cloro” como cloreto de cálcio e cloreto de magnésio.

Hipocloritos

São sais provenientes do ácido hipocloroso (HClO) com ação oxidante e desinfetante. É o principal composto do cloro que se compra em supermercados. A partir deles são fabricadas as águas sanitárias. Também é esta a principal composição do Cl em pó usado em piscinas.

Cloritos

São sais correspondentes do ácido cloroso (HClO2) e podem ser obtidos reagindo-se uma base com dióxido de cloro (ClO2). Possuem ação oxidante.

Cloratos

São sais correspondentes ao ácido clórico (HClO3). Assim como os cloritos, possuem propriedades oxidantes. Quando misturados com matéria orgânica, carvão vegetal, enxofre e outros compostos podem explodir.

Percloratos

São uns dos mais poderosos ácidos inorgânicos e extremamente oxidantes. Uma gota sobre papel ou madeira pode resultar em inflamação instantânea. Se forem jogados sobre carvão vegetal apresentarão grande chance de explodir. Nunca devem entrar em contato com a pele, pois podem ocasionar queimaduras e ferimento grave.

Aplicações do cloro

O cloro possui várias aplicações de uso, sendo a mais conhecida para tratar água. Ele pode ser usado também para o branqueamento de objetos amarelados pelo tempo, para a produção de borrachas sintéticas, produtos sanitários, materiais plásticos como o PVC, solventes orgânicos, inseticidas, produtos farmacêuticos como o desinfetante hospitalar e produtos veterinários.

Cloro para piscina

O Cl normalmente é utilizado para tratamento de águas, pois age como desinfetante e bactericida. Por isso, é geralmente usado para limpar esgotos e piscinas. É impossível separar este elemento da água após a sua dissolução.

Quando usado na piscina é identificado pelos banhistas pelo forte cheiro. Contudo, quando uma piscina está com cheiro de cloro não significa que há química demais nela. Pelo contrário, quer dizer que não foi suficiente para higienizar. Isso ocorre porque o cheiro característico atribuído à piscina com cloro, na verdade, é o odor das cloraminas, que são compostos químicos nocivos criados a partir da reação do Cl com sujeiras oriundas de protetor solar, cosméticos e microrganismos mortos, por exemplo.

Curiosidades sobre o cloro

  • Em latim o nome desse elemento significa “verde”.
  • O odor da substância é similar ao da planta aquática Vitória Régia.
  • O cabelo loiro fica desbotado e com coloração verde quando mergulhado com constância no cloro porque adquire a cor característica desse elemento químico.
Voltar

Questões