Cetonas são substancias que fazem parte dos compostos orgânicos oxigenados por terem átomos de oxigênio em sua composição.
Elas fazem parte do grupo funcional carbolina (C=O), por conter em sua estrutura molecular C=O (carbono fazendo ligação dupla com o oxigênio). A principal característica das cetonas é o átomo de carbono da carbolina que será secundário, pois irá fazer ligações químicas a dois carbonos, um de cada lado.
Quanto a nomenclatura
A nomenclatura na química orgânica seguem três regras básicas que são impostas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). E seguem a seguinte estrutura:
Prefixo + Infixo + Sufixo
- O prefixo irá indicar a quantidade de carbonos presentes na cadeia principal.
- O infixo indicará o tipo de ligação química encontrada na cadeia principal.
- O sufixo está ligado a função orgânica do composto.
Prefixos
Cada prefixo terá um nome referente a cada quantidade de carbono,
de 1 a 10.
- 1 carbono terá prefixo MET
- 2 carbonos terá prefixo ET
- 3 carbonos terá prefixo PROP
- 4 carbonos terá prefixo BUT
- 5 carbonos terá prefixo PENT
- 6 carbonos terá prefixo HEX
- 7 carbonos terá prefixo HEPT
- 8 carbonos terá prefixo OCT
- 9 carbonos terá prefixo NON
- 10 carbonos terá prefixo DEC
Infixos
No infixo, os tipos de ligações
que darão sua nomenclatura.
- Ligações simples terá infixo NA
- 1 ligação dupla terá infixo EM
- 1 ligação tripla terá infixo IN
- 2 ligações duplas terá infixo DIEN
- 2 ligações triplas terá infixo DIIN
Sufixos
Cada composto orgânico tem seu sufixo indicado, no nosso caso, estamos falando sobre cetonas
do grupo funcional carbolina, então seu sufixo será “ona”
.
Por exemplo: A cadeia mais simples do grupo funcional carbolina, propanona é representada pela estrutura molecular CH3-CO-CH3, que tem em sua composição três átomos de carbonos e duas ligações simples (representado pelos traços dos dois lados da carbolina -C=O-.
A nomenclatura ficaria desta forma: por conter três átomos de carbono seu prefixo recebera a nomenclatura “prop”. As duas ligações são simples, então o infixo será “an” e o composto que estamos trabalhando é cetonas, o sufixo recebe a nomenclatura “ona”. Ao juntarmos fica
prop + an + ona = propanona
A propanona, mais conhecido como acetona, aquele produto usado para remover esmalte de unha é uma substância líquida inflamável, solúvel em agua, não tem cor e possui um odor agradável.
Classificação
Monocetona ou Policetona
A quantidade de carbonila presente na estrutura molecular da cetona irá classificar se ela é monocetona ou policetona
. Caso tenha apenas uma carbonila, a cetona será monocetona, e se tiver mais de uma carbonila será policetona. A propanona é monocetona, pois tem apenas uma carbonila em sua composição, que é o C=O na cadeia CH3-CO-CH3.
Simétricas ou Assimétricas
As cetonas podem ser simétricas ou assimétricas.
Para ser simétrica, a molécula da carbonila deve estar ligada a dois radicais idênticos, mas quando a molécula está ligada a dois radicais diferentes, a cetona será assimétrica.
Cetonas versus Aldeídos
Muito cuidado na hora de identificar os compostos orgânicos,
pois cetonas e aldeídos possuem estrutura molecular semelhante por conter na sua cadeia principal C=O (carbonila). A diferenciação será notada na ligação do carbono presente na carbonila.
Na cadeia das cetonas, o carbono da carbolina é secundário por estar ligado a outros dois carbonos, um do lado direito e outro do lado esquerdo, C-C=O-C, e a carbonila está no centro da cadeia. Enquanto que na cadeia do aldeído, o carbono não é secundário e a carbonila não fica no meio da cadeira, e sim em uma das pontas, H-C=O.
Funcionalidades das cetonas
O composto mais conhecido do grupo funcional carbolina é a acetona (propanona), utilizada para a remoção de esmalte de unha.
Acetona é utilizada para a fabricação de remédios (estimulantes do sistema nervoso central), resinas e anidrido acético, além de ser usado como solvente.
Geralmente em estado líquido, as cetonas também são usadas para extrair óleos de sementes vegetais, as mais utilizadas nesse processo são o amendoim, a soja e o girassol. Por ter um odor agradável, o composto é muitas vezes usado na fabricação de perfumes e alimentos. Além disso, também pode ser encontrada em frutos e flores.
Curiosidade
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, qualquer solvente que possa ser utilizado na fabricação de drogas é sujeito a restrição e fiscalização. Ou seja, por ser um solvente que pode ser usado na extração da cocaína nas folhas de coca, seu uso é controlado e fiscalizado pelos órgãos da polícia federal.