A catação é um dos métodos utilizados na química para separar os diversos componentes de uma mistura. Dependendo da complexidade da mistura, o método da catação já é suficiente para fazer a separação.
Lembrando que a maior parte das substâncias da natureza estão na forma de mistura. O ar atmosférico é uma mistura homogênea, a água e a areia são misturas heterogêneas.
A catação é um dos processos mais simples dentro da separação de misturas e está comumente presente no cotidiano.
Contudo, muitas pessoas não pensam como um processo de separação dentro da disciplina da química. Isto porque, muitos acham que a química se trata de procedimentos complexos, mas não é o caso da catação
.
O que é catação?
A catação é um processo simples em que usando a mão, uma colher ou uma pinça, separa-se os componentes da mistura. Ou seja, é um procedimento rudimentar e manual
.
Exemplo de atividade do cotidiano: o ato de catar feijão, arroz, soja, grão de bico, etc. Isso mesmo! O ato de separar componentes/impurezas desses alimentos para serem cozidos, é um processo de catação.
A separação de lixo também é um exemplo de catação. Isto é, a separação de material reciclável de catadores de rua ou que trabalham nos lixões é uma separação de misturas. É uma atividade triste, mas que infelizmente, ainda é realizada
.
A catação é um procedimento físico que não envolve reações químicas. Ou seja, é um processo em que a mistura não sofre alterações na sua composição química, apenas física.
Além disso, a catação é o método utilizado na separação de misturas heterogêneas em que as substâncias estão no estado sólido. Ou seja, separa substâncias sólidas de outras substâncias sólidas (sólida + sólida)
.
Catação: outros métodos de separação de misturas
Além da catação, é importante ressaltar que há outros métodos de separação de misturas que é entre sólido e sólido, e que também são processos físicos.
São: ventilação, levigação e peneiração ou tamisação.
Ventilação
O processo de ventilação é dado entre um sólido menos denso que é separado do sólido mais denso por uma corrente de ar
.
Esse processo é utilizado na separação de grãos da sua casca ou de outras impurezas. Exemplo dos criadores de passarinhos, as aves comem as sementes e deixam as casas, os criadores ao soprar a gaiola retiram os restos deixados pelos passarinhos.
O mesmo acontece nas indústrias de grãos, só que com máquinas de ventilador. Entretanto, por muito tempo, esse procedimento foi feito por meio de peneiras.
Levigação
A levigação é o mesmo processo da levitação, é a separação do sólido menos denso do sólido mais denso, contudo a separação é feita por uma corrente de água
.
Ou seja, na levigação a separação é feita ao passar a mistura por água com o intuito de manter a substância mais densa no fundo do recipiente, enquanto a menos densa é retirada pela água.
Esse processo é bem frequente nos trabalhadores de garimpos para separar metais preciosos como ouro, de impurezas, como as pedras.
No caso do ouro que tem uma densidade grande, ele é separado de partículas como a areia. Nesse processo, o material que não tem utilidade para o garimpeiro é descartado.
Há um outro processo que usa a mesma lógica, mas ao invés de usar água é usado mercúrio. Contudo, o mercúrio é um elemento químico tóxico, então a levigação com ele é altamente ofensiva ao meio ambiente
.
Peneiração ou tamisação
Também um processo entre substâncias sólidas heterogêneas, a peneiração, como o nome já revela, é o ato de peneirar as misturas
.
Na peneiração, a substância mais grossa é mantida no instrumento, enquanto que a substância mais fina é eliminada pelos pequenos furos da peneira.
Se você já viu alguém fazer um bolo, por exemplo, muitos peneiram a farinha de trigo para que ela fique mais pura e fina. Ou seja, é um processo de tamisação para retirar as impurezas da substância, no caso, as pelotas que vão interferir na maciez da massa de bolo.
Nas indústrias e nos laboratórios também são usados para separar os diferentes tamanhos de granulações, que variam de acordo com peneiras de diferentes malhas
.
Nas construções, o procedimento também é usado para separar a areia de pedregulhos e tornar a areia mais fina, pois esse material é utilizado para o acabamento da construção.