Resumo de Arquivologia - Arquivo e Outros Órgãos de Documentação

Arquivo e Outros Órgãos de Documentação

Arquivo e Outros Órgãos de Documentação - Resumo para Concursos

1. Conceito de Arquivo

Arquivo é um conjunto de documentos produzidos/recebidos por uma instituição ou pessoa, em função de suas atividades, independentemente da forma ou suporte. Suas fases são: corrente, intermediário e permanente.

2. Tipos de Arquivos

  • Públicos: Documentos produzidos por órgãos governamentais.
  • Privados: Documentos de pessoas físicas ou jurídicas não estatais.
  • Especializados: Guardam documentos específicos (ex: museus, bibliotecas).

3. Funções dos Arquivos

  • Gestão de documentos (fase corrente).
  • Preservação da memória institucional (fase permanente).
  • Apoio à pesquisa e transparência.

4. Outros Órgãos de Documentação

  • Bibliotecas: Organizam publicações (livros, periódicos) para consulta.
  • Museus: Preservam e expõem objetos históricos/culturais.
  • Centros de Documentação: Reúnem documentos temáticos para pesquisa.

5. Diferenças Chave

  • Arquivos: Documentos únicos, orgânicos, provenientes de atividades.
  • Bibliotecas: Obras publicadas, organizadas por assunto/autor.
  • Museus: Objetos tridimensionais com valor histórico/cultural.

6. Princípios Arquivísticos

  • Procedência: Não misturar fundos de diferentes origens.
  • Ordem Original: Manter a organização dada pelo produtor.
  • Indivisibilidade: Não separar conjuntos documentais.

7. Legislação Relevante

  • Lei nº 8.159/1991 (Política Nacional de Arquivos).
  • Decreto nº 10.278/2020 (Gestão de Documentos na Administração Pública).