Questões de Arquivologia

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Referindo-se à definição e função dos arquivos, analise as sentenças:

I - Arquivo é a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução dos seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.
II - Para ser funcional um arquivo deve ser pouco planejado, desorganizado e mantido de acordo com as necessidades inerentes aos setores.
III - As características essenciais dos arquivos relacionam-se, pois, com as razões pelas quais os documentos vieram a existir.
IV - Os documentos de arquivos são gerados, recebidos e acumulados, devido às funções naturais de uma entidade coletiva ou corporativa, pessoa ou família, podendo estar registrados em diversos suportes informacionais.
V - A principal finalidade dos arquivos é servir à administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história.
VI - A função básica do arquivo é tornar disponíveis as informações contidas do acervo documental sob sua guarda.
VII - O setor de arquivo auxilia a empresa nos seus processos de tomada de decisão, além de ser importante também para provar fatos organizacionais.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Somente as sentenças I, II, III e VI estão corretas.
  • B Somente as sentenças III, IV, V, VI e VII estão corretas.
  • C Somente as sentenças I, III, IV, V, VI e VII estão corretas.
  • D Somente as sentenças II, III, IV, VI e VII estão corretas.
  • E Todas as sentenças estão corretas.

Como registros diretos das ações de pessoas e instituições, os documentos de arquivo são fontes originais de informações. É objetivo dos arquivos:

  • A Instruir e/ou informar.
  • B Provar e/ou testemunhar.
  • C Entreter e/ou provar.
  • D Informar e/ou entreter.

A gestão de documentos se estrutura em três fases principais, que compreendem o ciclo de vida dos documentos dentro de uma instituição. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas fases:


  • A Permuta de documentos; produção de documentos; destinação de documentos.
  • B Utilização de documentos; análise de documentos; armazenamento de documentos.
  • C Reprodução de documentos; produção de documentos; destinação de documentos.
  • D Arquivamento de documentos; utilização de documentos; análise de documentos.
  • E Produção de documentos; utilização de documentos; avaliação e destinação de documentos.

Bond e Oliveira (2011) definem que, entre os métodos básicos de arquivo, está o alfabético. Com base nas autoras, considere uma situação hipotética em que a documentação funcional dos seguintes aposentados e pensionistas de PREVIROSA tenha que ser arquivada em pastas separadas pelo método alfabético:

Jorge Garcia Montes Claros. Dra. Maria Aparecida Barcelos. José Luiz Vasconcelos Sobrinho. Júlia Maria Santa Rita. Caio d’Andrade.

Segundo as definições das autoras, assinale a alternativa que apresenta a ordem alfabética INCORRETA para o arquivamento.

  • A Montes Claros, Jorge Garcia.
  • B Barcelos, Dra. Maria Aparecida.
  • C Vasconcelos Sobrinho, José Luiz.
  • D Santa Rita, Júlia Maria.
  • E Andrade, Caio d’.

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), o caractere é definido como a

  • A assinatura em meio eletrônico, que permite aferir a origem e a integridade do documento.
  • B cópia de segurança em meio eletrônico.
  • C escrita que usa abreviaturas, cifras ou códigos para comunicação secreta.
  • D letra, algarismo ou outro símbolo utilizado para a representação de um dado.
  • E representação de uma palavra por meio de alguma(s) de sua(s) sílaba(s) ou letra(s).