Questão 5 Comentada - Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE) - Analista em Gestão Previdenciária - FCC (2017)

Entre o público e o privado


Pichou o nome da gangue em parede de igreja.” Essa frase está no dicionário Houaiss para exemplificar o sentido do verbo pichar: “escrever, rabiscar (dizeres de qualquer espécie) em muros, paredes, fachadas de edifícios etc.”. Mas o exemplo de aplicação do verbo não é neutro: a diferença entre “nome da gangue” e “parede de igreja” parece sugerir a violência de um ato condenável, herético, pecaminoso, aplicado sobre o espaço do sagrado.

Do ponto de vista dos pichadores, porém, sua ação é política, e corresponderia, ainda, a uma manifestação artística de caráter transgressivo. A pichação seria o direito de os anônimos marginalizados inscreverem sua marca pessoal no espaço público, para proclamarem sua existência como sujeitos. Já os adversários dos pichadores costumam ver nas pichações a obsessão pela sujeira atrevida, pelo prazer rudimentar de manchar o que é limpo. Os mais sofisticados chegam mesmo a reverter a justificativa dos pichadores: a pichação seria a manifestação de uma iniciativa privada dentro do espaço aberto ao público.

A discussão está lançada. Não parece que estejamos próximos de ver terminada essa batalha pela distribuição e reconhecimento de direitos conflitantes. O espaço da cidade continua, assim, um campo de disputa entre os que detêm o direito de propriedade e os que justificam a ação transgressiva como o direito a uma assinatura.

(Teobaldo Tirreno, inédito)



Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

  • A O exemplo à que se prende o dicionarista para o uso do verbo pichar justifica o por quê do reparo que lhe faz o autor do texto.
  • B Os pichadores têm alegações nas quais muita gente escarnece, por considerar que eles não podem aspirar em uma condição de artistas.
  • C A polêmica cujos termos o texto analisa diz respeito às divergências entre concepções do que seja o exercício de determinados direitos.
  • D Os pichadores dizem que aqueles que lhes recriminam por abusarem do espaço público são os mesmos que nenhum respeito o dedicam.
  • E Os argumentos aos quais se servem os críticos dos pichadores não convencem a quem lhes examina com alguma isenção.

Gabarito comentado da Questão 5 - Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE) - Analista em Gestão Previdenciária - FCC (2017)

Letra A - ErradaO termo 'que' atua como pronome relativo retomando os termos 'o exemplo'. Não há como ter crase antes de palavras masculinas.O 'porque' quando usado como substantivo deve ser grafado 'porquê'.Letra B - ErradaComo o verbo 'aspirar' é utilizado no sentido de 'sonhar' deve usar usada a preposição 'a'.Letra C - CorretaLetra D e E - ErradasO pronome 'lhe' somente pode usado como objetivo indireto, retomando a ideia de 'para ele, a ele, a ela'

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium