Questão 26 Comentada - Prefeitura de Bragança Paulista-2 - Professor - Ensino Fundamental - IBAM (2025)

Uma das ações mais recentes do Ministério da Educação diz respeito à Política Nacional de Alfabetização. O documento "Práticas de Alfabetização", utilizado como referência pelo Programa do MEC (2021), apresenta várias estratégias de ensino, alinhadas aos objetivos de aprendizagens descritos na Base Nacional Comum Curricular.
Com relação à estratégia de ensino "consciência de sílabas" o referido documento aponta que:

  • A antes do trabalho de "reconhecimento das palavras" as crianças precisam ter a consciência de que elas são compostas por partes menores, denominadas "sílabas".
  • B para as crianças o conceito de sílaba é bastante concreto e significativo; o que não ocorre com os conceitos de letra e palavra.
  • C no ensino tradicional é bastante comum a utilização da estratégia de bater palmas à medida que as sílabas são "recitadas"; esse tipo de atividade é ineficaz e não contribui para a aquisição da consciência silábica.
  • D a consciência de sílabas é um componente da consciência dos sons da fala; a percepção, aos poucos, dirige-se para as partes da palavra que se repetem na fala do nosso dia a dia.