Atenção: Para responder à questão, considere o poema de Mario Quintana.
Recordo ainda... e nada mais me importa…
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui... Mas, ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino... acreditai…
Que envelheceu, um dia, de repente!...
(QUINTANA, Mario. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2005)
Verifica-se rima (ou seja, coincidência final de sons) entre palavras de mesma classe gramatical
- A em importa / porta (1ª estrofe) e em mansa / lembrança (1ª estrofe).
- B em desesperança / criança (2ª estrofe) e em morta / torta (2ª estrofe).
- C em desesperança / criança (2ª estrofe) e em ai / vai (3ª estrofe).
- D em mansa / lembrança (1ª estrofe) e em morta / torta (2ª estrofe).
- E em ai / vai (3ª estrofe) e em novamente / repente (4ª estrofe).