Questão 2 Comentada - Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) - Promotor de Justiça Substituto (2022)

Imputabilidade penal é a possibilidade de se atribuir a alguém a responsabilidade pelo cometimento de algum ilícito penal. Acerca desse tema, de suas consequências jurídicopenais, e considerando a legislação penal, bem como a doutrina majoritária, assinale a alternativa correta.

  • A Extinta a punibilidade do agente inimputável ou semi-imputável, não se impõe medida de segurança nem subsiste a que tenha sido imposta.
  • B A embriaguez culposa decorrente do uso do álcool autoriza a redução de um a dois terços da pena do agente.
  • C A emoção e paixão, quando violentas, podem excluir a imputabilidade penal ou servir como atenuante inominada.
  • D Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, cessando a menoridade penal à meia-noite do dia em que o agente completa 18 (dezoito) anos.
  • E A embriaguez voluntária que não exclui a imputabilidade penal é somente aquela decorrente do uso de álcool.

Gabarito comentado da Questão 2 - Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) - Promotor de Justiça Substituto (2022)

Vejamos cada uma das assertivas: Letra A - Correta Conforme a regra do art. 96, parágrafo único do Código Penal “Extinta a punibilidade, não se impõe medida de segurança nem subsiste a que tenha sido imposta". Letra B - Errada Não excluem a imputabilidade penal a embriaguez, voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos (art. 28, inc. II, CP). Letra C - ErradaA emoção e a paixão não excluem a imputabilidade (art. 28, I, CP). Letra D - ErradaA menoridade cessa no primeir...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium