Questão 1 Comentada - Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) - Promotor de Justiça Substituto - CESPE (Cebraspe) (2023)

Quanto ao poder constituinte originário, assinale a opção correta.

  • A Em regra, não cabe normatização do direito interno para disciplinar o exercício do poder constituinte originário.
  • B Apesar de sua amplitude, o poder constituinte originário deve observar os direitos adquiridos sob o regime constitucional precedente.  
  • C Conforme a doutrina predominante, os representantes eleitos pelo povo, que exercem a função constituinte, são o titular do poder constituinte originário. 
  • D Com a promulgação de uma nova ordem constitucional, o poder constituinte originário exaure-se e extingue-se.
  • E Por sua destinação essencial de inaugurar uma nova ordem jurídica, o poder constituinte originário é, sobretudo, um poder de natureza jurídica.  

Gabarito comentado da Questão 1 - Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) - Promotor de Justiça Substituto - CESPE (Cebraspe) (2023)

Vejamos cada uma das assertivas:

Letra A - Correta

O Poder Constituinte Originário pode ser histórico ou revolucionário, sendo que, na primeira hipótese, há a edição da primeira Constituição de um Estado, e no segundo caso, rompe-se a ordem constitucional vigente e cria-se um novo ordenamento jurídico.

É, portanto, ilimitado juridicamente, no sentido de que não tem de respeitar os limites postos pelo direito anterior.


Letra B - Errada

O STF vem se posicionando no sentido de que as normas constitucionais fruto da manifestação do poder constituinte originário têm, por regra geral, retroatividade mínima, ou seja, aplicam-se a fatos que venham a acontecer após a sua promulgação, referentes a negócios passados. Quanto à existência de direito adquirido ante a emenda constitucional, cumpre esclarecer que, apesar de divergência doutrinária sobre o assunto, o STF não admite a prevalência de direito adquirido ante a Constituição, seja perante o poder constituinte originário, seja perante o poder constituinte derivado; emenda constitucional.


Letra C - Errada

A titularidade do poder constituinte, como aponta a doutrina moderna, pertence ao povo.


Letra D - Errada

Permanente, já que o poder constituinte originário não se esgota com a edição da nova Constituição, sobrevivendo a ela e fora dela como forma e expressão da liberdade humana, em verdadeira ideia de subsistência.


Letra E - Errada

Poder de fato e poder político, podendo, assim, ser caracterizado como uma energia ou força social, tendo natureza pré-jurídica, sendo que, por essas características, a nova ordem jurídica começa com a sua manifestação, e não antes dela.