A avaliação de programas sociais é uma etapa fundamental no ciclo das políticas públicas, permitindo a análise dos resultados, da eficácia e da relevância das ações implementadas. Ao longo das últimas décadas, diferentes abordagens e metodologias foram incorporadas com o objetivo de qualificar essa etapa, respeitando tanto os aspectos técnicos quanto os políticos envolvidos. Considerando as concepções contemporâneas sobre avaliação de programas sociais, assinale a afirmativa correta.
- A A avaliação ex ante é aquela realizada ao final do ciclo de implementação do programa, com o objetivo de mensurar impactos de longo prazo.
- B A avaliação deve se restringir à mensuração de resultados quantitativos previamente definidos, de modo a garantir a neutralidade técnica do processo.
- C A avaliação, por sua natureza técnica, deve ser conduzida exclusivamente por consultores externos ao programa, evitando a interferência dos sujeitos diretamente envolvidos.
- D A avaliação crítica considera que os programas sociais estão inseridos em contextos históricos e políticos específicos, sendo necessário articular indicadores quantitativos e qualitativos, além de envolver os diferentes sujeitos do processo.