Questões de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos (Serviço Social)

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A avaliação de políticas públicas mostra-se relevante na medida em que busca mensurar seu impacto na realidade. Esse impacto pode ser objetivo (condições materiais de vida da população), subjetivo (dimensão ideológica e cultural) ou substantivo (avanço qualitativo na vida da população usuária da política). A avaliação de impacto procura identificar em que medida a política alcança seus objetivos e quais são seus efeitos secundários, previstos e não previstos. Em se tratando dos vários momentos que a caracterizam, a avaliação de impacto é realizada quando a política se encontra

  • A no formato de projeto.
  • B em fase de teste.
  • C em execução.
  • D suspensa temporariamente.
  • E com restrições operacionais.

A dimensão técnico-operativa do planejamento social é constituída pelas teorias, instrumentos, técnicas e habilidades para implementação das ações. Essa dimensão também indica as possibilidades de intervir sobre a realidade, produzindo determinados resultados. Sempre vinculado a uma política, o planejamento social é balizado também pelas dimensões sócio-histórica e ético-política. É correto afirmar que, construído a partir desses pressupostos, o processo de planejamento social e a formulação de projetos de intervenção profissional são concebidos em uma perspectiva

  • A prático-crítica.
  • B instrumental-burocrática.
  • C estrutural-funcionalista.
  • D idealista-utópica.
  • E teórico-pragmática

A análise da situação concreta é a dimensão fundamental de um planejamento que se pretenda estratégico. Essa dimensão permite que os planejadores analisem a realidade em sua dinamicidade, buscando compreender as diversas determinações que a constituem e as relações entre os diferentes sujeitos que atuam sobre ela. Nessa perspectiva, o procedimento estratégico não se sobrepõe à realidade, emerge dela, por isso deve ser situacional. Diferentemente do modelo corporativo, o planejamento estratégico situacional possui um elemento central, que é a perspectiva de

  • A previsão.
  • B indução.
  • C abstração.
  • D superação.
  • E homologação.

Direção, organização, planejamento e controle constituem as quatro funções básicas para gerir uma organização, uma política, programa ou projeto. A interrelação de tais funções é permanente e dinâmica, condição essa que qualifica e determina o processo de gestão. Nesse sentido, é correto afirmar que a implementação de cada uma dessas funções deve ser orientada pela perspectiva teórico-política que fundamenta

  • A os interesses unilaterais.
  • B o resultado.
  • C o regime vigente.
  • D as expectativas imediatas.
  • E a gestão.

A avaliação de programas sociais é uma etapa fundamental no ciclo das políticas públicas, permitindo a análise dos resultados, da eficácia e da relevância das ações implementadas. Ao longo das últimas décadas, diferentes abordagens e metodologias foram incorporadas com o objetivo de qualificar essa etapa, respeitando tanto os aspectos técnicos quanto os políticos envolvidos. Considerando as concepções contemporâneas sobre avaliação de programas sociais, assinale a afirmativa correta.

  • A A avaliação ex ante é aquela realizada ao final do ciclo de implementação do programa, com o objetivo de mensurar impactos de longo prazo.
  • B A avaliação deve se restringir à mensuração de resultados quantitativos previamente definidos, de modo a garantir a neutralidade técnica do processo.
  • C A avaliação, por sua natureza técnica, deve ser conduzida exclusivamente por consultores externos ao programa, evitando a interferência dos sujeitos diretamente envolvidos.
  • D A avaliação crítica considera que os programas sociais estão inseridos em contextos históricos e políticos específicos, sendo necessário articular indicadores quantitativos e qualitativos, além de envolver os diferentes sujeitos do processo.