Questão 28 do Concurso Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Nutricionista - COMVEST UFAM (2023)

Em relação ao tema “carências nutricionais”, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A ação da vitamina A na visão dá-se em razão de sua combinação com a opsina no segmento exterior dos bastonetes da retina. A opsina é um carboidrato que produz a rodopsina – pigmento visual dos bastonetes que participa do processo visual em condições de luminosidade reduzida. Em situação de deficiência de vitamina A, ocorre retardo no tempo de adaptação à obscuridade, sendo, portanto, mais difícil o processo de adaptação ao ambiente com pouca luminosidade. Esse efeito da deficiência de vitamina A é conhecido como cegueira noturna, que é uma forma de disfunção da retina, sendo grave o suficiente para ocasionar deficiência subjetiva da visão noturna.
  • B A anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente alta, em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Contudo, apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para a ocorrência de anemias carenciais, como folatos, proteínas, vitamina B12 e cobre, indiscutivelmente, o ferro é, entre todos, o mais importante. Essa carência é atualmente um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência, sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro ou pela inadequada utilização orgânica. Estima-se que aproximadamente 90% de todos os tipos de anemias no mundo ocorram por causa da deficiência de ferro.
  • C O leite materno e sua concentração de vitamina A são importantes para o lactente, uma vez que as reservas hepáticas no nascimento são muito pequenas, sendo aumentadas nos primeiros seis meses, graças à ingestão do leite materno, que é a principal fonte alimentar nessa fase do ciclo de vida. Assim, visando ao aumento do aporte de vitamina A no lactente, a suplementação pode ser feita via mãe/leite materno para atender às necessidades do lactente até os seis meses ou diretamente ao lactente a partir desses seis meses, sendo os dois métodos seguros.
  • D O último trimestre da gestação é o período durante o qual ocorre o mais importante aumento de peso e de armazenamento de ferro no feto. Crianças prematuras ou de baixo peso ao nascimento terão acumulado menos ferro em comparação com um recém-nascido a termo. Após o nascimento, observa-se uma fase de elevada velocidade de crescimento e, em uma criança a termo, as reservas adquiridas durante a gestação serão utilizadas durante os primeiros 4 a 6 meses de vida. O leite materno possui mediana quantidade de ferro, mas, baixa biodisponibilidade para este mineral, com uma utilização elevada quando da ausência de outros fatores dietéticos. Após o esgotamento da reserva, o organismo dependerá do ferro exógeno (dietético) para evitar o aparecimento da anemia.
  • E Provavelmente, o mais importante catalisador de absorção do ferro em cereais e vegetais é o fitato ou ácido fítico. As maiores fontes desse elemento são cereais integrais, fibras e feijões. As fibras podem aumentar a absorção graças ao aumento do trânsito intestinal. Outro fator catalisador da absorção do ferro é o ácido oxálico, encontrado no espinafre, na beterraba e em algumas leguminosas.