Observe o seguinte fragmento de texto argumentativo, proferido por Rousseau:
“Os pensamentos mais brilhantes podem surgir no cérebro de uma criança, ou os melhores termos em sua boca, assim como riquezas em suas mãos, sem que isso signifique que os pensamentos e as riquezas lhe pertençam; não há propriedade verdadeira de qualquer tipo nessa idade.
As coisas ditas por uma criança não são para ela o que são para nós, nem mesmo ocorrem as mesmas ideias. Tais ideias são desprovidas, em sua mente, de ligações ou sequências; nada de fixo, nada de seguro em tudo o que ela pensa”.
O encadeamento entre parágrafos é muito importante nos textos argumentativos; no caso desse texto, tal encadeamento é feito pela seguinte estratégia:
- A aumentando a extensão do texto, por meio de novos exemplos das afirmações já realizadas no parágrafo anterior.
- B retomando as afirmações anteriores, com o acréscimo de argumentos de autoridade.
- C esclarecendo uma afirmação anterior, com a apresentação de afirmações de caráter subjetivo.
- D repetindo informações de modo a apresentar as mesmas ideias anteriores, com novas palavras.
- E modificando o que foi dito anteriormente, para a apresentação de algo mais científico.