Questão 59 Comentada - Tribunal Regional do Trabalho - 15ª Região (SP) Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Tecnologia da Informação - FCC (2025)

Um Tribunal Regional do Trabalho está desenvolvendo um novo sistema para gerenciar o processo de tramitação de ações trabalhistas para automatizar a distribuição de processos, agendar audiências, registrar decisões, gerar relatórios e fazer a integração com outros sistemas do judiciário. Durante a fase de modelagem dos processos de negócios, a equipe de TI cogitou utilizar a notação BPMN (Business Process Model and Notation) pensando em garantir uma visualização clara e eficiente dos fluxos de trabalho. Nessas circunstâncias, um dos Analistas apontou, sobre a utilização desse modelo, que ele

  • A não é adequado para representar processos com atividades de decisão complexas, como a avaliação das evidências e argumentos apresentados durante as audiências, pois ele não é capaz de modelar condições de negócios em profundidade.
  • B é ideal para modelar os fluxos de trabalho do sistema, pois permite representar de forma clara atividades, decisões, subprocessos, eventos e fluxos de trabalho, além de facilitar a comunicação entre os stakeholders do sistema judicial.
  • C deve ser utilizado exclusivamente para modelar processos automatizados, não sendo recomendado para processos judiciais que envolvem atividades manuais, como a análise de documentos ou decisões por parte de juízes e servidores.
  • D é ideal, mas deve ser usado apenas para modelar o fluxo de informações entre os sistemas envolvidos no TRT, como a integração com o banco de dados e sistemas externos, todavia não é recomendado para a modelagem dos processos manuais da tramitação de processos.
  • E é inadequado para modelar processos no contexto judicial, pois a notação não permite a inclusão de eventos e condições específicas exigidas pelas normas jurídicas e regulatórias que regem o Tribunal Regional do Trabalho.