Questão 3 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Agente de Combate a Endemias (2017)

Texto 01


O que é Profissionalismo


Profissionalismo é o conjunto de características que compõem um profissional, formado por suas competências, responsabilidades e ética, no que rege o seu campo de trabalho.

O profissionalismo é a chave para a construção de uma carreira de sucesso no trabalho.

Entre as ações que atestam o profissionalismo de um trabalhador está o seu comprometimento com as normas e a ética da empresa para qual presta serviços.

Mesmo trabalhando num ambiente descontraído e com amigos, o profissional deve pôr as suas obrigações de trabalho acima de qualquer laço de amizade ou intimidade.

A falta de profissionalismo consiste em agir com parcialidade, por exemplo, favorecendo pessoas apenas por estas serem amigas e não pelas suas competências profissionais.

Saiba mais sobre o significado de competência.

Além da ética, o profissionalismo deve ter como base a humildade, ou seja, a capacidade do profissional de reconhecer os seus erros, suas limitações e de estar sempre disposto a aprender.

Entre as competências básicas que são apreciadas dos profissionais, destacam-se: a proficiência, a responsabilidade, a seriedade, a pontualidade, a ética, entre outros.

Fonte: https://www.significados.com.br/profissionalismo/. Texto adaptado.



Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a seguir.
  • A Em “[...] o profissional deve pôr as suas obrigações de trabalho [...]”, o termo destacado é uma preposição e tem a mesma função do termo destacado no trecho a seguir: “[...] um profissional, formado por suas competências, responsabilidades e ética [...]”
  • B Em “Mesmo trabalhando num ambiente descontraído e com amigos [...]”, o termo em destaque é um advérbio e significa “próprio”.
  • C Em “Mesmo trabalhando num ambiente descontraído e com amigos [...]”, o termo em destaque é resultado da contração existente entre o pronome “em” e o numeral “um”, em + um.
  • D Os termos em destaque em “[...] formado por suas competências, responsabilidades e ética [...]” são adjetivos, pois são características referentes ao substantivo profissionalismo.
  • E Em “[...] formado por suas competências, responsabilidades e ética, no que rege o seu campo de trabalho.”, os termos em destaque são pronomes possessivos de 3ª pessoa.