Questão 1 Comentada - Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - Pernambuco - Juiz do Trabalho - FCC (2013)

De acordo com o entendimento sumulado pelo TST, reconhece-se estabilidade provisória no emprego:

  • A ao dirigente sindical, mesmo tendo ocorrido a extinção da atividade empresarial no âmbito da base territorial do sindicado.
  • B ao empregado acidentado que tenha sido contratado por tempo determinado.
  • C ao membro eleito da CIPA, salvo se suplente.
  • D à empregada gestante, inclusive a doméstica, desde que contratada por prazo indeterminado.
  • E ao empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, como consequência da admissão mediante aprovação em concurso público.

Gabarito comentado da Questão 1 - Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - Pernambuco - Juiz do Trabalho - FCC (2013)

A questão aborda o reconhecimento da estabilidade provisória no emprego em diferentes hipóteses analisadas pelo TST, conforme análise abaixo: a) A alternativa está incorreta, pois contraria o item III da Súmula 369 do TST, que estabelece a perda da estabilidade em caso de extinção da atividade empresarial no âmbito da base territorial do sindicato. b) A alternativa está correta, pois está em conformidade com o item III da Súmula 374 do TST, que assegura a garantia provisória de emprego ao e...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium