Questão 1 Comentada - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo - Técnico - Segurança - FCC (2018)

Atenção: Considere o poema abaixo de Manuel Bandeira para responder à questão.

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado

                                                                                                               (Libertinagem)    


Uma frase coerente com a mensagem do poema a respeito de João Gostoso e escrita com correção é:

  • A Sabia como viver e se divertir, mas as vezes exagerava na bebida. Num certo dia, ao sair de uma balada, veio a sua mente a ideia de cometer suicidio e, então, ele se jogou numa lagoa.
  • B Era um homem muito bonito, importante e feliz, apesar de ter uma vida muito dificil como carregador. Um dia teve depreção e decidiu se matar.
  • C Era um trabalhador pobre que morava num morro e que, um dia, após um período de diversão, morreu afogado.
  • D Sempre foi um simples operário braçal, muito magro, morador de morro; porém, um dia, após ter bebido e se divertido muito, decidiu matar-se.
  • E Raramente bebia, mas numa noite ele de fato bebeu muito e, como resultado da embriagues, jogou-se numa lagoa e morreu afogado.