Questão 46 Comentada - Câmara de Araraquara-2 - Jornalista - Instituto Consulplan (2025)

De acordo com Vasco Marques, “cada rede social tem uma forma própria de comunicação e dominar cada uma delas é importante na criação de conteúdos assertivos para alcançar o público-alvo”. Na figura, o autor classifica o tom e a linguagem quanto ao nível de formalidade para as redes sociais mais comuns, reforçando a ideia que a criação de conteúdo precisa ser especializada.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Entre as alternativas a seguir, assinale a abordagem INADEQUADA para engajar o público em plataformas digitais no contexto jornalístico.

  • A A utilização de jargões técnicos e uma abordagem excessivamente acadêmica nos textos compartilhados nas redes sociais são recomendadas, pois valorizam o conteúdo e estabelecem um vínculo de autoridade com a audiência.
  • B O uso de dados analíticos em tempo real para ajustar o tipo de conteúdo produzido e os horários de postagem permite que os jornalistas otimizem suas estratégias, atendendo com mais precisão as demandas e preferências da audiência.
  • C A adoção de práticas de storytelling, incluindo a construção de narrativas envolventes e o uso de elementos emocionais, pode ser um recurso importante para tornar o conteúdo mais atraente e criar uma conexão mais profunda com o público nas redes sociais.
  • D A segmentação de conteúdo baseada em comportamentos de consumo e preferências explícitas do público, por meio da análise de métricas de engajamento, pode ser uma estratégia eficaz para personalizar a comunicação e maximizar a relevância do conteúdo.
  • E A incorporação de elementos multimodais, como vídeos curtos, podcasts e infográficos interativos, adaptados para a velocidade de consumo das plataformas sociais, pode ampliar o engajamento, especialmente quando integrados de forma coesa com a mensagem jornalística.