Prefeitura Municipal de Xaxim - Engenheiro Civil (2019) Questão 1

Texto 

FESTAS DE OUTUBRO EM SANTA CATARINA

No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turístico do Brasil. Em diferentes cidades do Estado são realizadas festas típicas nas quais as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formaram a cultura do povo catarinense.

“As Festas de Outubro representam a alegria, a hospitalidade e a diversidade das tradições culturais do povo catarinense, além de movimentar a economia do Estado por meio do turismo”, define a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico.

A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa alemã estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.

O sucesso da festança em Blumenau foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas e que, pela organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro circuito das Festas de Outubro em Santa Catarina.

Disponível em:<https://jornalfolhalitoral.com.br/2019/10/02/festas-de-outubro-em-santa-catarina/> . Acesso em: 14 out. 2019.
[Fragmento adaptado].


Sobre o texto, é correto o que se afirma em:

  • A A Oktoberfest de Blumenau, cuja primeira edição ocorreu em 1984, é a festa germânica mais antiga de Santa Catarina.
  • B Em Itapiranga, no oeste do Estado, realiza-se a Tirolerfest, que comemora a chegada dos austríacos ao município.
  • C As primeiras três edições da Oktoberfest de Blumenau tiveram o objetivo de divulgar as cervejarias artesanais locais.
  • D A exemplo do que ocorre em Blumenau, a Marejada reforça a identidade ítalo-brasileira, com destaque para a gastronomia açoriana do litoral catarinense.
  • E As diferentes festas de outubro em Santa Catarina estão associadas aos diversos grupos étnicos de origem europeia que povoaram o território catarinense.

Encontre mais questões

Voltar