Questão 23 Comentada - Tribunal Regional Federal da 2ª Região - Analista Judiciário - Área Judiciária - Instituto AOCP (2024)

Em razão de ineficiência do aparato estatal para solucionar demanda que tramitava na Justiça Estadual envolvendo grave violação de direitos humanos e com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratado internacional de direitos humanos do qual o Brasil é parte, foi suscitado, pela autoridade competente, o Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) para a Justiça Federal. Como se sabe, tal instituto (IDC) foi inserido na Constituição da República Federativa do Brasil por meio da Emenda Constitucional nº 45/2004. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A A expressão “grave violação dos direitos humanos”, embora não remeta a um rol taxativo e restritivo, é plenamente identificável, na medida em que o rol de direitos deve ser definido com fundamento nas normas consuetudinárias internacionais ou nos tratados e instrumentos normativos internacionais dos quais o Brasil seja signatário.
  • B A criação do IDC agride o princípio do juiz natural sob a vertente de proibição de criação de juízo ex post facto ou direcionado a caso específico.
  • C Caso se trate de processo de competência do tribunal do júri, é vedado suscitar o IDC para a Justiça Federal.
  • D O IDC deve ser suscitado pelo Procurador-Geral da República perante o presidente do Tribunal Regional Federal competente que, acolhendo o pedido, designará o juiz federal para processar e julgar o caso.
  • E As investigações e os processos sobre delitos cometidos anteriormente à edição da Emenda Constitucional nº 45/2004 podem ser objeto do IDC, não havendo violação à cláusula do juiz natural.

Gabarito comentado da Questão 23 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região - Analista Judiciário - Área Judiciária - Instituto AOCP (2024)

A alternativa correta é A, conforme o gabarito oficial. A justificativa para a correção da alternativa A reside no fato de que a expressão grave violação de direitos humanos não está definida de forma taxativa na Constituição ou na legislação infraconstitucional, mas deve ser interpretada à luz dos tratados e normas internacionais dos quais o Brasil é signatário. Isso permite uma análise contextualizada, sem restrições a um rol fechado de situações. A alternativa B está incorreta porque o I...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium