Suponha que, em um cenário econômico desafiador, uma grande empresa de manufatura esteja reavaliando suas estratégias de gestão de despesas a fim de aumentar a eficiência operacional sem comprometer sua capacidade de inovação. Nessa situação, a abordagem que a empresa deve adotar para atingir esse equilíbrio é
- A a terceirização completa de seus processos-chave a empresas externas, para a redução imediata de custos.
- B o congelamento, por tempo indeterminado, de novas contratações e de promoções, até que o mercado se estabilize, com vistas à proteção da saúde financeira atual da empresa.
- C a implementação de cortes generalizados em todos os departamentos para a redução de custos a curto prazo, independentemente de seu impacto sobre projetos de inovação.
- D a adoção de um sistema de orçamento matricial que aloque recursos com base em prioridades estratégicas e potencial de retorno, combinando controle de custos com flexibilidade para ajustes inovadores.
- E a redução de investimentos em tecnologia e em pesquisa e desenvolvimento (P&D), priorizando operações de baixo custo mantidas por mão de obra temporária.