Questão 29 do Concurso Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Nutricionista - COMVEST UFAM (2023)

Em relação ao tema “carências nutricionais”, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A tireoide é responsável pela secreção de 75µg de iodo orgânico por dia, basicamente na forma de tiroxina (T4) e pequena quantidade de triiodotironina (T3). A síntese e a secreção dos hormônios tireóideos são reguladas por fatores extratiroideos ou intratiroideos e, entre os extratiroideos, o hormônio tirotrofina (TSH) exerce importante papel. Após a produção dos hormônios tireóideos, estes são liberados na corrente sanguínea e passam a exercer importantes funções em distintos processos químicos em várias partes do corpo humano. São essenciais principalmente para o adequado desenvolvimento e funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, além da manutenção da temperatura corporal. Em situações de deficiência de iodo, ocorre interferência na produção dos hormônios tireóideos, o que leva a aumento na secreção da tirotrofina (TSH). Esta estimula a tireoide a aumentar a produção de seus hormônios, levando a hiperplasia das células, o que conduz a aumento no tamanho da glândula. Como consequência dessa estimulação contínua, ocorre o desenvolvimento do bócio.
  • B O consumo diário do sal iodado, com concentrações segundo a legislação brasileira de 20 a 60 partes por milhão (ppm), em alimentação normossódica (< 5g/dia de sal), conterá de 100 a 400µg de iodo, suprindo, portanto, as recomendações relativas aos indivíduos.
  • C O consumo diário do sal iodado, com concentrações segundo a legislação brasileira de 20 a 60 partes por milhão (ppm), em alimentação normossódica (< 5g/dia de sal), conterá de 100 a 500µg de iodo, suprindo, portanto, as recomendações relativas aos indivíduos.
  • D O conteúdo de iodo nos vegetais varia muito, sendo proporcional ao seu conteúdo no solo e na água da região. Isso explica por que um mesmo alimento pode ter variações no seu conteúdo de iodo, dependendo da localidade onde está sendo produzido. Por sua vez, o conteúdo de iodo nos alimentos de origem animal não depende da concentração desse elemento nas plantas e/ou rações utilizadas pelos animais para sua alimentação.
  • E O iodo é um elemento traço, à semelhança de outros como o cálcio e o ferro, porém mais abundante que eles. Sua importância decorre do fato de ser necessário para o adequado funcionamento da glândula tireoide, uma vez que é parte constituinte dos hormônios tireóideos.