Maquiavel teve curta passagem em cargos públicos no governo florentino, em um período complicado, de grande instabilidade política, no qual o poder passava de mão em mão em espaços de tempo relativamente curtos. Nessa troca de governantes, o referido escritor acaba demitido e exilado em seu próprio país, proibido de ocupar qualquer cargo público, inclusive com uma estadia na prisão. Já em liberdade, retorna à propriedade herdada de seus pais, e vive modestamente longe do glamour da vida pública. Nesse período recluso, ele passa a examinar os pensadores clássicos, e redige suas obras, dentre as quais cabe destacar a mais importante, que marcou seu nome na história do pensamento político: “O Príncipe”.
(WEFFORT, 2001, p. 16.)
Nessa obra em específico (O Príncipe), Maquiavel:
- A Busca pela verdade real das coisas, e acredita que essa verdade transcende ao próprio homem e só é encontrada na fé.
- B Formula que a ordem que deve permear a política não é divina, e sim deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie.
- C Estuda a natureza humana ao longo da história e define que as paixões humanas são sempre verdadeiras e se refletem na atitude ética diante da política.
- D Centrado ainda em seu idealismo característico, salienta a importância e a centralidade da Igreja Católica, apesar do contexto de reformas e revoltas protestantes.