Questão 2 Comentada - Prefeitura Municipal de São João da Baliza - Guarda Municipal - NTCS (2024)

Leia o excerto abaixo e responda à questão.


“Todos sabem que, no final, um herói de mangá está destinado a vencer, ou então perder dignamente. Sendo assim, a emoção vem de acompanhar como ele vence todos os desafios com determinação e honestidade. Um jogo de beisebol ou basquete pode se estender por centenas de páginas, com cada movimento dividido e o impacto maximizado por planos conflitantes, traços rápidos, onomatopeias e figuras fora de foco e escorçadas. A fórmula mais comum do gênero consiste em acompanhar um estreante de sucesso improvável, mas altamente talentoso, frequentemente o perdedor ou menor da turma, desde o treinamento rigoroso de seu mestre até o triunfo final contra todas as expectativas. Na verdade, essa fórmula tem sido aplicada ao mangá em todos os tipos de universos – de artes marciais a fantasia, ficção científica, grandes negócios, política e até mesmo a própria profissão de quadrinista.”


GRAVETT, Paul. Mangá: como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: editora Conrad, 2006, p. 58.



Com base no trecho acima, é incorreto afirmar:

  • A Os heróis de mangás apresentam duas possibilidades de futuro bem determinadas.
  • B Os acontecimentos narrados nos mangás podem ser ilustrados em muitas páginas, não havendo limite para a representação.
  • C As fórmulas narrativas dos mangás de heróis não se aplicam a outros tipos de narrativas quadrinizadas por se restringirem a um gênero específico.
  • D Os heróis dos mangás são, frequentemente, os personagens com características mais distintas do ideal de heroísmo conhecido.
  • E O treinamento é uma etapa importante na construção dos heróis nos mangás, guiando-os ao triunfo.