Questões comentadas de Concursos para Guarda Municipal

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No âmbito da Vigilância Sanitária, qual das seguintes alternativas apresenta corretamente a sua definição?

  • A Entende-se por Vigilância Sanitária a intervenção em problemas sanitários do meio ambiente e de intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
  • B Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
  • C Entende-se por Vigilância Sanitária a prestação de serviços relacionados à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens.
  • D Entende-se por Vigilância Sanitária o controle de bens de consumo relacionados à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente.

Considerando o processo de letramento de alunos com deficiência auditiva, qual das alternativas a seguir descreve uma prática pedagógica que melhor promove a compreensão e a produção textual desses alunos?

  • A Utilizar exclusivamente textos escritos em língua portuguesa, sem contextualização em Libras, para não interferir na aprendizagem da língua escrita.
  • B Focar apenas na leitura e escrita em português, deixando de lado a produção textual em Libras, para que os alunos se concentrem em uma única língua.
  • C Promover a tradução literal de textos em português para Libras, sem ajustes, para que os alunos aprendam as estruturas gramaticais de ambas as línguas.
  • D Usar métodos de ensino tradicionais, como ditados e cópias, para garantir que os alunos com deficiência auditiva aprendam a forma correta das palavras em português.
  • E Desenvolver atividades interativas que utilizem vídeos em Libras com legendas em português, permitindo que os alunos relacionem as duas línguas de maneira significativa.

Existem vários tipos de correspondência, cada um adequado a diferentes situações e propósitos. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, de acordo com os tipos de correspondências:

Primeira coluna
1.Requerimento.
2.Ata.
3.Portaria.

Segunda coluna
()O registro é sucinto escrito de acontecimentos e/ou decisões de uma reunião e deve ser elaborada de forma a impedir alterações posteriores. Pode ser assinada apenas pelo secretário e pelo presidente, ou, além desses, por todos os membros presentes, a depender das normas estabelecidas em regimento próprio.
()É um documento oficial dirigido a uma repartição ou a um indivíduo, e é assinada por autoridades superiores. Ato administrativo, expedido por autoridades competentes, que estabelece normas e procedimentos, define situações funcionais e disciplina matéria não regulada em lei.
()É um documento pelo qual a pessoa física ou jurídica reivindica algo a que tem direito, supostamente ou não, desde que este seja concedido por algum ato normativo (leis, decretos, entre outros), sua utilização é muito ampla para obtenção de documentos.
Disponível em: < https://vivenciandoti.blogspot.com/2010/05/ tipos-de-correspondencias-oficiais-e.html > < pixabay.com/pt/>

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 1, 3 e 2.
  • B 2, 3 e 1.
  • C 2, 1 e 3.
  • D 3, 1 e 2.

Sabe-se que, para além das habilidades em relação à escrita, no exercício da cidadania, os alunos serão avaliados também quanto à capacidade de expressão na modalidade oral da língua. Nesse sentido, o ensino de língua materna deve considerar:

  • A atividades de escrita que simulem textos orais para identificar desvios da norma gramatical a serem evitados.
  • B atividades de fala e escuta, voltadas à adequação do aluno a diferentes situações comunicativas.
  • C atividades de leitura apenas de textos escritos, produzidos em conformidade com a norma-padrão.
  • D a interação dialogal entre professor e aluno como prática suficiente de diferentes gêneros orais.
  • E atividades de fala e escuta que visam majoritariamente à comunicação oral formal.

No contexto da interpretação/tradução para alunos com deficiência auditiva, especialmente no ambiente escolar, quais são as práticas mais eficazes para garantir a plena inclusão desses alunos? Considere as melhores estratégias e escolha a alternativa correta.

  • A Garantir que o intérprete de Libras forneça apoio individual aos alunos com deficiência auditiva fora do horário regular de aulas, evitando a interferência no ensino para os demais alunos.
  • B Integrar o intérprete de Libras como parte ativa do planejamento pedagógico, promovendo a colaboração entre intérprete e professor para adaptar as aulas e os materiais didáticos de forma contextualizada.
  • C Focar exclusivamente na interpretação simultânea do conteúdo das aulas para Libras, sem a necessidade de adaptar os materiais escritos ou utilizar recursos visuais complementares.
  • D Utilizar apenas a tradução literal do conteúdo falado para Libras, garantindo que os alunos recebam a mesma informação sem considerar as diferenças culturais e linguísticas entre a língua portuguesa e a Libras.
  • E Atribuir todas as responsabilidades de comunicação ao intérprete de Libras, sem a necessidade de envolvimento ativo do professor regular nas adaptações pedagógicas.