Questão 43 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) - Analista Judiciário - Biblioteconomista - Instituto Consulplan (2025)

No Brasil, a expressão “estudo de usuários” teve origem em meados do século XX, como um desmembramento natural do levantamento bibliotecário, que consiste na coleta sistemática de dados concernentes ao sistema, suas atividades, operações, pessoal, uso e usuários, em um dado momento ou em um período de tempo. Com base na obra “Manual de estudos de usuários da informação”, de autoria de Murilo Bastos da Cunha, Sueli Angelica do Amaral e Edmundo Brandão Dantas, assinale a afirmativa INCORRETA acerca dos estudos de usuários.

  • A O estudo de usuários, como campo de estudo da Biblioteconomia, serve para guiar a política de seleção de uma biblioteca orientada aos interesses dos seus usuários, sendo caracterizado como exemplo visível e útil de integração benéfica na interlocução com a Ciência da Informação.
  • B O estudo de usuários da informação é importante para entender a relação de pessoas e grupos de pessoas e suas formas de interagir com a informação no ato de se informarem. Por consequência, são estudos de suma importância também para aqueles que prestam serviços de informação.
  • C O estudo de usuários, no âmbito da Biblioteconomia, dinamiza a aquisição de obras e pode ajudar na organização da biblioteca propriamente dita, desde a construção do seu prédio até a definição dos produtos e serviços a serem oferecidos ao apontar diretrizes para a disseminação da informação.
  • D Os estudos de usuários de bibliotecas jurídicas são mais conhecidos como estudos de comunidade. São investigações à parte na área de pesquisa em biblioteconomia, porque, geralmente, os pesquisadores são advogados e os objetivos das investigações se referem às necessidades de informação e não de documentos em particular.
  • E Na perspectiva da Biblioteconomia, o ambiente informacional em destaque é a prestação de serviços pelas bibliotecas. Já na perspectiva da Ciência da Informação, o ambiente informacional se expande com a inclusão das organizações, entendidas na ótica da gestão da informação e do conhecimento como organizações que aprendem.