Questões de Biblioteconomia

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Segundo o capítulo “Planejamento de mediação de leitura na biblioteca escolar: teoria e práticas”, de Cristina Troller e Marina Marostica Finatto, presente no livro “Mediação da leitura literária em bibliotecas”, organizado por Jorge do Prado, trabalhar com leitura e literatura na biblioteca escolar pode parecer tarefa fácil, afinal, os estudantes são o público que mais lê, em comparação com quem não frequenta a escola; no entanto, deve-se pensar em qual é o papel desempenhado pela biblioteca no incentivo à leitura e, mais do que isso, na formação do leitor, para que esse estudante procure ativamente a leitura, mesmo fora da escola. Com base no enunciado anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A biblioteca escolar configura-se como o local de liberdade plena para que os estudantes escolham o que desejam ler, independente de mediação.


( ) Apenas circular em meio a materiais diversificados de leitura é o suficiente para que o estudante desenvolva o gosto pelo ato de ler.


( ) Todas as mediações de leitura devem passar por um processo de planejamento, que vai desde a escolha cuidadosa da obra até o levantamento dos recursos utilizados.


( ) A extrapolação busca que os estudantes ultrapassem o texto no sentido de que possam relacioná-lo com algo do seu dia a dia ou o relacionem com outras histórias.


A sequência está correta em

  • A F, F, V, V.
  • B F, V, F, V.
  • C V, F, V, F.
  • D V, V, F, F.

Apesar de toda a valorização no plano do discurso, a situação real da biblioteca escolar no Brasil continua precária, fato que tem sido reconhecido inclusive em nível governamental. O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG, se dispôs a elaborar parâmetros para criação e avaliação de bibliotecas escolares, justamente com o objetivo de prover a sociedade de um instrumento capaz de ajudar a melhorar um pouco essa situação. Sobre o trabalho que norteou a elaboração desses parâmetros, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O objetivo principal dos elaboradores dos parâmetros era criar um documento capaz de apoiar as escolas no processo de implementação da Lei nº 12.244/2010.
  • B Os parâmetros deveriam oferecer aos interessados um ponto de partida para se criar bibliotecas nas escolas, além de permitir o aperfeiçoamento das bibliotecas escolares já existentes.
  • C Partiu-se do princípio de que os padrões deveriam constituir-se de referenciais rígidos, que não admitissem modificação a partir das comunidades educacionais, exceto por bibliotecários brasileiros.
  • D Para a composição do documento, apenas foram selecionados os seguintes aspectos: espaço físico, acervo, computadores com acesso à internet, organização do acervo, pessoal, serviços e atividades.

A introdução das obras clássicas para as crianças pela biblioteca escolar, como Dom Quixote, A Odisseia, entre outras, é fundamental para a formação dos futuros leitores. Para tanto, a biblioteca escolar deve contar com um acervo composto por boas adaptações infantis de tais obras. Conforme a NBR 6023, qual é a referência bibliográfica correta da adaptação da obra de Dom Quixote para crianças?

  • A ANGELI, José; CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. Dom Quixote: o cavaleiro da triste figura. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1985. 134 p. (Reencontro).
  • B SAAVEDRA, Miguel de Cervantes. Dom Quixote: o cavaleiro da triste figura. Adaptação de José Angeli. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1985. 134 p. (Reencontro).
  • C CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. Dom Quixote: o cavaleiro da triste figura. Tradução de José Angeli. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1985. 134 p. (Reencontro).
  • D ANGELI, José (adapt.). Dom Quixote: o cavaleiro da triste figura. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1985. 134 p. (Reencontro). Adaptação em português do original espanhol: Miguel de Cervantes Saavedra. Don Quijote.

A biblioteca escolar é um espaço democrático, conquistado e construído através do “fazer” coletivo de alunos, professores, bibliotecários e demais grupos sociais, cuja função básica é a transmissão da herança cultural às novas gerações, de modo que elas tenham condições de reapropriar-se do passado, enfrentar os desafios do presente e projetar-se no futuro. Tendo em vista a biblioteca escolar como centro difusor do fazer educativo, assinale a afirmativa correta.

  • A A adequação e a organização dos acervos e dos espaços destinados à realização de práticas de leitura e de pesquisa na biblioteca escolar não devem contar com a participação dos alunos.
  • B O bibliotecário só estará exercendo efetivamente o seu papel de coeducador, quando se dedicar com mais empenho ao tecnicismo bibliotecário, centrando-se na organização das coleções escolares. 
  • C Os bibliotecários, administradores, professores e pedagogos envolvidos no processo de criação da biblioteca escolar não podem se esquecer de que o elemento mais importante dessa conquista é o acervo e seu processamento técnico.
  • D Muitos profissionais que atuam no desenvolvimento da prática bibliotecária na maioria das escolas públicas brasileiras, mesmo não tendo formação na área, valorizam o trabalho com a leitura, são dedicados e realizam suas atividades com interesse e competência.

Considerando que a formação e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares possuem enorme importância em relação à promoção da competência informacional infantil, assinale a afirmativa correta.

  • A O desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares, por causa do ritmo alucinante de crescimento dos seus materiais informacionais, prescinde de uma política de desenvolvimento de coleções.
  • B A formação da criança na contemporaneidade exige a necessidade de se restringir ao máximo o seu contato com as fontes tecnológicas da informação e comunicação, prejudicial à sua formação e aprendizado.
  • C A falta de integração entre a biblioteca e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola prejudica o desenvolvimento do potencial educativo da biblioteca escolar, comprometendo, também, a qualidade do acervo.
  • D A partir das diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, observa-se que a característica mais evidente do acervo da biblioteca escolar é a homogeneidade, ou seja, uma coleção com uniformidade de textos e similitude de suportes.