Questão 48 Comentada - Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPE-PE) - Analista Ministerial - Área Jurídica - FCC (2018)

Diante do que dispõe o Código de Processo Penal sobre os juízes,

  • A seu impedimento ou suspeição decorrente de parentesco por afinidade cessará pela dissolução do casamento que Ihe tiver dado causa, mesmo havendo descendentes.
  • B a suspeição do juiz poderá ser declarada e reconhecida, ainda que a parte der motivo para criá-la.
  • C nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o quarto grau, inclusive.
  • D nos processos em que seu cônjuge tiver funcionado como defensor ou advogado, o juiz se dará por suspeito.
  • E eles se darão por suspeitos, e, se não o fizerem, poderão ser recusados por qualquer das partes, se tiverem aconselhado qualquer delas.

Gabarito comentado da Questão 48 - Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPE-PE) - Analista Ministerial - Área Jurídica - FCC (2018)

A alternativa correta é E. Vamos analisar as alternativas: A) Incorreta. O impedimento ou suspeição por parentesco por afinidade não cessa com a dissolução do casamento se houver filhos (descendentes). B) Incorreta. A parte não pode criar motivos de suspeição para arguir contra o juiz. C) Incorreta. O impedimento por parentesco em juízos coletivos se estende até o terceiro grau, não o quarto. D) Incorreta. O juiz se dará por suspeito nos processos em que seu cônjuge tiver funcionado como defe...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium