Questão 4 Comentada - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - Oficial Administrativo - FCC (2016)

Atenção: Utilize o texto abaixo para responder a questão.

É preciso ser taxativo: seu planejamento financeiro familiar não será eficiente se você não tiver equilíbrio orçamentário, o que se traduz em gastar menos do que ganha e investir a diferença com regularidade. Alcançar e manter o equilíbrio orçamentário mês a mês é fundamental para viabilizar a realização de seus sonhos, já que os sonhos têm custo.
Não é difícil detectar o desequilíbrio orçamentário ao analisar seu comportamento familiar de consumo. Se você tem o hábito de gastar enquanto o saldo no banco permite, a constatação é imediata: o uso do dinheiro em sua família é irresponsável, pois negligencia a necessidade de reservas no futuro. Se, por outro lado, você procura manter algum tipo de disciplina com os gastos ao controlar suas dívidas, mas não controla o suficiente para viabilizar sobras regulares, a situação é ainda pior. Você apenas tem mais trabalho para conduzir a vida de maneira descuidada. O controle, por si só, não passa de perda de tempo.
(CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira: inteligência financeira pessoal na prática. São Paulo, Elsevier, 2009, p. 25)


Segundo o autor, o equilíbrio orçamentário

  • A requer a redução do número de despesas fixas.
  • B pressupõe a manutenção periódica de reservas.
  • C prevê a eliminação de gastos com sonhos individuais.
  • D demanda a limitação de gastos a itens essenciais.
  • E exige o investimento na aquisição de propriedades.