Questão 2 Comentada - Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região - Sergipe - Analista Judiciário - Odontologia - FCC (2016)

Zé de Julião, muito além do cangaço
Em 1977 estava em Sergipe para realizar um episódio do Globo Repórter; adentrei os sertões e cheguei a Poço Redondo. A pequenez da cidade contrastava com a riqueza cultural e a hospitalidade dos seus moradores. A alegria do encontro com sua gente guardava outras surpresas. Poço Redondo é o epicentro simbólico da história do cangaço. Aí morreram Lampião e Maria Bonita, e muitos outros. Aí conheci o escritor e historiador de sua gente, meu saudoso amigo Alcino Alves Costa. E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião.
Nesse momento, o cangaço deixou de ser um coletivo para mim e passei a ver nele a dimensão dos seus integrantes como pessoas reais em suas individualidades, grandezas e misérias. Foi aí também que nos prometemos, eu e Alcino, a realizar um filme sobre a extraordinária vida daquele homem, que de alguma forma une os dois grandes símbolos da cultura brasileira: o cangaço e Brasília. O cangaço, representativo da insubmissão violenta à opressão, e Brasília, esse marco da grande utopia de uma nação democrática, justa para todos, e pela qual continuamos a lutar.
Aconteceu; e não foi só um filme, são dois. Em 2012, realizei o ficção “Aos ventos que virão”. Hoje entrego ao povo sergipano o “Zé de Julião, muito além do cangaço”, documentário que busca contar a vida desse homem de caminhos com tantas alegrias, tragédias e símbolos.
(Adaptado de: PENNA, Hermano. Disponível em: http://expressaosergipana.com.br)


Um segmento do texto encontra seu sentido expresso em outros termos em:

  • A extraordinária vida daquele homem (2o parágrafo) / excepcional existência daquele indivíduo
  • B dois grandes símbolos da cultura (2o parágrafo) / dois principais pilares da nação
  • C insubmissão violenta à opressão (2o parágrafo) / insubordinação determinante à hierarquia
  • D utopia de uma nação democrática (2o parágrafo) / ideal de um estado revolucionário
  • E epicentro simbólico da história (1o parágrafo) / convergência analógica da narrativa