Atenção: A questão refere-se ao texto que segue, adaptado de Luciano Martins Costa; o original foi publicadona edição 838 do Observatório da Imprensa, no dia 19/02/2015.
É legítimo o seguinte comentário:
- A (linha 8) O aspecto ambíguo da imprensa é apreendido em decorrência de uma leitura reversa, aquela que vai do que está na superfície da página ao ponto de partida do texto.
- B (linha 15) Em Por que a árvore caiu?, tem-se exemplo de pergunta retórica, aquela que se formula sem objetivo de receber uma resposta, pois a questão proposta é insolúvel.
- C (linhas 17 e 18) Se o segmento sem considerar as muitas tonalidades entre os dois extremos fosse redigido de outra forma − "sem que as muitas tonalidades entre os dois extremos possam ser consideradas" −, seu sentido original estaria preservado.
- D (linha 22) Em já não dá conta de acompanhar a percepção da realidade, a substituição de já por "de imediato" preserva o sentido original da frase.
- E (linhas 22 e 23) O segmento amplificada pelo domínio da imagem transmitida globalmente em tempo real representa, segundo o autor, uma qualidade distintiva da realidade que pode ou não se fazer presente.