Simbolismo da água: aspectos rituais
Numa fórmula sumária, pode-se dizer que as águas simbolizam a totalidade das virtualidades; elas são “fons et origo”, fonte e origem, a matriz de todas as possibilidades de existência. “Àgua, tu és a fonte de todas as coisas”, diz um texto indiano. As águas são os fundamentos do mundo inteiro: elas são, nas mais variadas culturas, a essência da vegetação, o elixir da imortalidade, asseguram longa vida, força criadora, são o princípio de toda cura etc. etc.
Princípio do indiferenciado e do virtual, fundamento de toda manifestação cósmica, receptáculo de todos os gérmens, as águas simbolizam a substância primordial de que nascem todas as formas e para a qual todas voltam. O contato com a água implica sempre regeneração: por um lado, porque à dissolução segue um novo nascimento; por outro lado, porque a imersão fertiliza e aumenta o potencial de vida e de criação. A água confere um “novo nascimento” por um ritual iniciático, cura por um ritual mágico, assegura o renascimento “post mortem” por rituais funerários.
O caminho para a origem das águas e a sua obtenção implicam uma série de provas e desafios, exatamente como na busca aventurosa da “árvore da vida”. No Apocalipse, os dois símbolos encontram-se lado a lado: “Ele mostrou-me, em seguida, o rio da água da vida, límpida como cristal, que brota do trono de Deus. E nas duas margens do rio cresce a árvore da vida”. O simbolismo imemorial e ecumênico da imersão na água como instrumento de purificação e de regeneração foi aceito pelo cristianismo e enriquecido por novas valências religiosas.
(Adaptado de ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. Lisboa: Cosmos, 1977, p. 231-237, passim)
Está clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
- A Segundo a citação da frase referida no texto todas as coisas convergem para a fundamentação da vida, de cuja responsabilidade encontram-se nas águas.
- B Há mesmo quem vejam nas águas, uma certa manifestação cósmica, além do mais havendo também nela uma propriedade de que se vale para os gérmens da vida.
- C Também o cristianismo adotou como simbolização do batismo o que a água lhe confere, haja visto seu poder de regeneração, para não dizer renascimento.
- D O simbolismo da “árvore da vida” tem algum contato com o simbolismo das águas, na medida em que em ambos o caminho é aventuroso e cheio de desafios.
- E Nota-se um certo ecumenismo entre religiões que se somam exatamente aonde celebram a imemorialidade das águas em cujas se imergem os fiéis.