Questão 24 Comentada - Prefeitura de Andradas-2 - Médico do PSF - IPEFAE (2025)

Mariana estava gestante com 34 semanas quando foi diagnostica com Tuberculose. Iniciou o tratamento medicamentoso imediato. Quando completou 39 semanas, entrou em trabalho de parto, dando à luz por parto vaginal.
Sabendo que há três semanas atrás, Mariana tinha realizado exame de escarro com resultado negativo, qual deve ser a orientação em relação ao aleitamento materno?

  • A Não há restrições para o aleitamento materno.
  • B Só pode ser realizado se a mãe estiver utilizando máscara.
  • C Indicado apenas após realização da BCG.
  • D Indicado apenas após o recém-nascido iniciar isoniazida.

Gabarito comentado da Questão 24 - Prefeitura de Andradas-2 - Médico do PSF - IPEFAE (2025)

A alternativa correta é A, pois a mãe está em tratamento adequado para tuberculose e apresentou exame de escarro negativo três semanas antes do parto, indicando baixo risco de transmissão. O aleitamento materno não está contraindicado em casos de tuberculose materna tratada e com exames negativos, desde que a mãe não apresente baciloscopia positiva no momento do parto ou amamentação. As demais alternativas estão incorretas: B - O uso de máscara não é necessário quando a mãe já está em trata...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium