Questão 2 do Concurso Prefeitura de Montes Claros-2 - Técnico - Vigilância Sanitária - COTEC (2024)

Sobre resíduos de serviços de saúde (RSS), marque a alternativa CORRETA.

  • A A coleta e o transporte externo dos RSS pode ser realizada por veículo da Prefeitura Municipal, quando não estiver sendo feita a coleta dos resíduos urbanos.
  • B O manejo dos RSS é a atividade de manuseio dos resíduos, sendo que as etapas devem ser realizadas na ordem: acondicionamento, identificação, tratamento, transporte interno e transporte externo.
  • C Os medicamentos vencidos após o uso pelo consumidor devem seguir a logística reversa, mas as farmácias não podem receber esses resíduos.
  • D Os geradores de RSS são todos os serviços cujas atividades estejam relacionadas com a saúde humana ou animal, inclusive as funerárias e os necrotérios, entre outros.
  • E O plano de gerenciamento dos RSS é um documento, contendo o diagnóstico da situação atual dos resíduos, bem como as diretrizes para o gerenciamento adequado, sendo o transporte de responsabilidade da Prefeitura Municipal.