Prefeitura Municipal de Salvador - Professor - Educação Física (2019) Questão 75

Na abordagem saúde renovada, são feitas duras críticas ao uso excessivo do conteúdo esporte, nas aulas de Educação Física escolar. O estímulo exacerbado a condutas competitivas e individualista, pode, como efeito, acarretar o afastamento de alunos da prática de atividades e exercícios físicos.
Assinale a opção que indica como o professor de Educação Física escolar pode usar o conteúdo ginástica dentro do enfoque da abordagem saúde renovada.

  • A De forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento motor do aluno. Neste sentido, a ginástica deveria aparecer já nas fases iniciais do desenvolvimento motor, servindo como estímulo estritamente cognitivo para o aluno.
  • B De forma a promover a autonomia do aluno quanto à prática de atividades e exercícios físicos. A ginástica, portanto, deveria servir para que o aluno vivenciasse e adquirisse conteúdos que o permitissem gerenciar – ainda que de forma inicial - atividades e exercícios físicos que deseje executar fora da escola.
  • C De forma a promover a reflexão crítica do aluno quanto à sua realidade social. Neste sentido, a ginástica deveria catalisar as reflexões sobre a luta de classe e, ainda, permitir que o aluno promova o trabalho de base na comunidade em que reside.
  • D De forma a promover a autonomia do aluno quanto à prática de atividades e exercícios físicos Neste sentido, a ginástica poderia promover a aprendizagem técnico-instrumental para que o aluno utilizasse este conhecimento apenas nas aulas de Educação Física escolar.
  • E De forma a promover a emancipação social do aluno; portanto, a ginástica seria como uma forma de transcender a condição material do aluno.

Encontre mais questões

Voltar