Questão 26 Comentada - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IF-ES) - Técnico - Tecnologia da Informação - IF-ES (2023)

A UML define diversos tipos de diagramas com diferentes propósitos e características. Saber identificá-las é uma função essencial para o desenvolvimento de sistemas. Com base nisso, relacione as colunas a seguir, associando os diagramas com suas características:

1.  Diagrama de Estados 
2.  Diagrama de Atividades
3.  Diagrama de Comunicação
4.  Diagrama de Sequência 

(   )  Mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou de parte de um sistema por meio do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Um dos componentes principais é um nó ação, que corresponde a uma tarefa executada por um sistema de software. Existem setas que vão de um nó ação para outro e indicam o fluxo de controle.
(   )  Provê uma visão dinâmica dos objetos de uma classe, sendo importantes para modelar o comportamento de objetos de uma classe em resposta à ocorrência de eventos.
(   )  É um diagrama de interação com ênfase na organização estrutural dos objetos e nas relações entre os objetos e classes que enviam ou recebem mensagens. 
(   )  É utilizado, principalmente, para modelar as interações entre os atores e os objetos e entre os próprios objetos. Indica as comunicações dinâmicas durante a execução de uma tarefa e mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas para executar a tarefa.

  A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1, 2, 3, 4
  • B 3, 4, 1, 2
  • C 2, 1, 3, 4
  • D 4, 1, 2, 3
  • E 2, 1, 4, 3

Gabarito comentado da Questão 26 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IF-ES) - Técnico - Tecnologia da Informação - IF-ES (2023)

A resposta correta é C - 2, 1, 3, 4.

Para responder a questão, é fundamental entender os diferentes tipos de diagramas da UML (Unified Modeling Language) e suas funções.

A UML é uma linguagem padrão para modelar, visualizar, construir e documentar sistemas de software, composta por diversos diagramas.

Diagrama de Atividades (2): Corresponde à primeira descrição.

Este diagrama ilustra o fluxo de trabalho ou atividades e demonstra o controle de fluxo entre ações, mostrando como uma tarefa precede a outra, geralmente usando setas e nós de ação.

Diagrama de Estados (1): Relacionado à segunda descrição.

Este diagrama foca no comportamento de objetos em resposta a eventos e mudanças de estado. Ele representa as diferentes condições (estados) de um objeto e as transições entre esses estados causadas por eventos.

Diagrama de Comunicação (3): Vinculado à terceira descrição.

Ilustra as interações entre objetos, enfatizando a organização estrutural dos objetos que trocam mensagens.

Diagrama de Sequência (4): Associado à quarta descrição.

Este diagrama modela a sequência de mensagens entre objetos e atores em um sistema, demonstrando a interação dos objetos em termos de sequência temporal de mensagens.

A associação correta entre os diagramas e suas características é, portanto, C - 2, 1, 3, 4, onde cada diagrama está alinhado à sua respectiva descrição.