Questões de Diagrama de Estados (Engenharia de Software)

Limpar Busca

Considerando as linguagens de programação e a análise orientada a objetos (AOO), julgue o item a seguir.


O diagrama de estados, na AOO, é utilizado para modelar a estrutura estática de um sistema, mostrando classes, atributos, métodos e relacionamentos entre as classes.

  • Certo
  • Errado

Analise a imagem a seguir e use-a como base para responder as três próximas questões:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A notação diagramática acima está associada ao modelo:

  • A Entidade – Relacionamento.
  • B De estados.
  • C Lógico.
  • D Próprio.
  • E Representativo.

Analise a imagem a seguir: 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A imagem apresenta um exemplo de um diagrama de: 

  • A Classes.
  • B Casos de uso.
  • C Estados.
  • D Comunicação.
  • E Sequencia.

As figuras a seguir apresentam típicos diagramas UML nomeados como Diagrama1, Diagrama2, Diagrama3 e Diagrama4. Qual alternativa identifica o nome de cada diagrama, na ordem do Diagrama1 ao Diagrama4?
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(fonte das figuras: R.S. PRESSMAN, B.R. MAXIM, B.R., Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, 8ª edição, Ed. McGraw-Hill)

  • A Diagrama de Atividades, Diagrama de Estados, Diagrama de Comunicação e Diagrama de Sequência.
  • B Diagrama de Estados, Diagrama de Atividades, Diagrama de Comunicação e Diagrama de Sequência.
  • C Diagrama de Atividades, Diagrama de Sequência, Diagrama de Estados e Diagrama de Comunicação.
  • D Diagrama de Sequência, Diagrama de Estados, Diagrama de Atividades e Diagrama de Comunicação.
  • E Diagrama de Estados, Diagrama de Comunicação, Diagrama de Sequência e Diagrama de Atividades.

A UML define diversos tipos de diagramas com diferentes propósitos e características. Saber identificá-las é uma função essencial para o desenvolvimento de sistemas. Com base nisso, relacione as colunas a seguir, associando os diagramas com suas características:

1.  Diagrama de Estados 
2.  Diagrama de Atividades
3.  Diagrama de Comunicação
4.  Diagrama de Sequência 

(   )  Mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou de parte de um sistema por meio do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Um dos componentes principais é um nó ação, que corresponde a uma tarefa executada por um sistema de software. Existem setas que vão de um nó ação para outro e indicam o fluxo de controle.
(   )  Provê uma visão dinâmica dos objetos de uma classe, sendo importantes para modelar o comportamento de objetos de uma classe em resposta à ocorrência de eventos.
(   )  É um diagrama de interação com ênfase na organização estrutural dos objetos e nas relações entre os objetos e classes que enviam ou recebem mensagens. 
(   )  É utilizado, principalmente, para modelar as interações entre os atores e os objetos e entre os próprios objetos. Indica as comunicações dinâmicas durante a execução de uma tarefa e mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas para executar a tarefa.

  A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1, 2, 3, 4
  • B 3, 4, 1, 2
  • C 2, 1, 3, 4
  • D 4, 1, 2, 3
  • E 2, 1, 4, 3