Questões de Diagrama de Comunicação (Engenharia de Software)

Limpar Busca

Os diagramas da UML (Unified Modeling Language) são representações gráficas usadas para modelar sistemas de software em uma notação padronizada. Seu conjunto de diagramas permite realizar a modelagem dinâmica e estática do software. Entre os diagramas encontrados na UML podemos citar: casos de uso, classe, sequência, comunicação, atividades, componentes, entre outros. Diagramas UML que representam apenas a modelagem dinâmica de software são

  • A diagrama de sequência e digrama de pacotes.
  • B diagrama de sequência e diagrama de classes.
  • C diagrama de comunicação e diagrama de objetos.
  • D diagrama de comunicação e diagrama de sequência.

A UML define diversos tipos de diagramas com diferentes propósitos e características. Saber identificá-las é uma função essencial para o desenvolvimento de sistemas. Com base nisso, relacione as colunas a seguir, associando os diagramas com suas características:

1.  Diagrama de Estados 
2.  Diagrama de Atividades
3.  Diagrama de Comunicação
4.  Diagrama de Sequência 

(   )  Mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou de parte de um sistema por meio do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Um dos componentes principais é um nó ação, que corresponde a uma tarefa executada por um sistema de software. Existem setas que vão de um nó ação para outro e indicam o fluxo de controle.
(   )  Provê uma visão dinâmica dos objetos de uma classe, sendo importantes para modelar o comportamento de objetos de uma classe em resposta à ocorrência de eventos.
(   )  É um diagrama de interação com ênfase na organização estrutural dos objetos e nas relações entre os objetos e classes que enviam ou recebem mensagens. 
(   )  É utilizado, principalmente, para modelar as interações entre os atores e os objetos e entre os próprios objetos. Indica as comunicações dinâmicas durante a execução de uma tarefa e mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas para executar a tarefa.

  A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1, 2, 3, 4
  • B 3, 4, 1, 2
  • C 2, 1, 3, 4
  • D 4, 1, 2, 3
  • E 2, 1, 4, 3

As figuras a seguir apresentam típicos diagramas UML nomeados como Diagrama1, Diagrama2, Diagrama3 e Diagrama4. Qual alternativa identifica o nome de cada diagrama, na ordem do Diagrama1 ao Diagrama4?
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(fonte das figuras: R.S. PRESSMAN, B.R. MAXIM, B.R., Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, 8ª edição, Ed. McGraw-Hill)

  • A Diagrama de Atividades, Diagrama de Estados, Diagrama de Comunicação e Diagrama de Sequência.
  • B Diagrama de Estados, Diagrama de Atividades, Diagrama de Comunicação e Diagrama de Sequência.
  • C Diagrama de Atividades, Diagrama de Sequência, Diagrama de Estados e Diagrama de Comunicação.
  • D Diagrama de Sequência, Diagrama de Estados, Diagrama de Atividades e Diagrama de Comunicação.
  • E Diagrama de Estados, Diagrama de Comunicação, Diagrama de Sequência e Diagrama de Atividades.

Quanto à análise e ao projeto orientados a objetos, julgue o seguinte item.


O diagrama de comunicação, em UML 2.0, mostra a comunicação, ou seja, o fluxo de mensagens que ocorre entre os objetos de um sistema de informação. Esse diagrama é utilizado quando a intenção é mostrar a colaboração entre os objetos.

  • Certo
  • Errado

Para mostrar as interações entre objetos e(ou) partes (representadas como linhas de vida), com mensagens sequenciadas, em um arranjo, de forma livre, sem mecanismos de estruturação, um analista de sistemas precisa construir um diagrama comportamental, utilizando a UML 2.5.


Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o diagrama ideal para o que o analista precisa é o diagrama de

  • A comunicação.
  • B sequência.
  • C atividades.
  • D objetos.
  • E estrutura composta.