Questão 1 Comentada - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) - Analista Administrativo - CESPE/CEBRASPE (2025)

Em seu livro A terra inabitável, David Wallace-Wells previu que o século XXII seria o “século do inferno”. Talvez ele já tenha começado.

É um mundo que provavelmente exacerbará as desigualdades do presente. Hoje, 1 bilhão de pessoas já não têm recursos suficientes para comer e estão vivendo precariamente, mas agora elas já se defrontam com um futuro ecológico que investe contra elas com mais secas, mais inundações, mais furacões, mais conflitos. Aproxima-se com velocidade a era do apartheid climático, em que os que têm podem se proteger atrás de muros altos, enquanto os que não têm lutam para sobreviver além deles.

Dentro de cinquenta, cem, quinhentos anos, é provável que ainda haja seres humanos vivendo, trabalhando, amando e sonhando pelos continentes do planeta Terra. E a vida que eles levarão será profundamente influenciada pelo modo como agimos hoje, pelas consequências da história que eles vão herdar. Somos seus ancestrais, e as escolhas que fazemos — políticas, ambientais, culturais, tecnológicas — irão inevitavelmente moldar suas perspectivas.

Sabemos o que está em risco. Então, o que está nos impedindo de desviar nosso olhar do aqui e agora para ter uma visão mais estendida a respeito do futuro da humanidade?

Roman Krznaric. Como ser um bom ancestral. Rio de Janeiro: Zahar, 2021 (com adaptações).


Julgue o item a seguir, relativos às ideias e a aspectos gramaticais do texto precedente.


No início do terceiro parágrafo, a substituição do segmento “Dentro de” por Daqui a manteria a correção gramatical e não afetaria a coerência do texto.

  • Certo
  • Errado

Gabarito comentado da Questão 1 - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) - Analista Administrativo - CESPE/CEBRASPE (2025)

O gabarito está correto. A substituição de "Dentro de" por "Daqui a" mantém a correção gramatical e a coerência do texto, pois ambas as expressões indicam um intervalo de tempo futuro. Exemplo comparativo: Original: "Dentro de cinquenta, cem, quinhentos anos..." Substituição: "Daqui a cinquenta, cem, quinhentos anos..." Ambas as construções são semanticamente equivalentes no contexto, sem alterar o sentido ou a progressão temporal do argumento.

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium