Prefeitura Municipal de Salvador - Professor - Educação Física (2019) Questão 82

Leia o fragmento de texto a seguir.
“A cultura lúdica é, antes de tudo, um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível. [...] Dispor de uma cultura lúdica é dispor de um certo número de referências que permitem interpretar como jogo atividades que poderiam não ser vistas como tais por outras pessoas.”
BROUGERE, G. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, 1998.
Ante o exposto, no contexto da Educação Física escolar, o trabalho com a cultura lúdica partilhada por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental pode ser vantajoso, porque

  • A distancia o aluno do seu cotidiano lúdico, já que o trabalho com jogos e brincadeira presentes em seu dia a dia não estarão representados durante as aulas.
  • B facilita o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno entrará em contato apenas com conteúdos esportivos tradicionais, o que distancia seu dia a dia do desenvolvimento pedagógico e curricular.
  • C distancia o aluno do seu cotidiano lúdico, já que o trabalho com jogos e brincadeiras constitui uma perspectiva recreacionista que não merece apreço didático-pedagógico.
  • D facilita o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a referência cultural partilhada aproxima o cotidiano da aula aos elementos de prazer do aluno.
  • E impossibilita o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a ausência dos conteúdos tradicionais no desenvolvimento do aluno.

Encontre mais questões

Voltar