Congresso fixa lei
1. Com o advento da Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, que alterou a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, o país celebrou a aprovação da figura que foi denominada de “ficha limpa”, porque lutou muito para isso.
2. Não se discute - e já vem tarde, a necessidade de lei que permita o aperfeiçoamento do processo democrático, afastando das urnas os condenados por crimes e outras irregularidades graves contra direitos fundamentais e princípios republicanos. O povo respira aliviado. É o desejo, e não já da cidade, senão de toda a população.
3. Mas algumas reflexões se impõem para esclarecer e equacionar com serenidade e equilíbrio alguns postulados que devem nortear o aprimoramento da sociedade, permitindo-nos legar às gerações futuras um cenário melhor, pois a nação que briga por seus direitos progride.
(http://jus.com.br/revista/texto/21281/lei-da-ficha-limpa-opiniao – Texto adaptado)
Assinale a única alternativa CORRETA
- A Na frase “permitindo-nos legar às gerações futuras um cenário melhor”, o sinal de crase foi usado inadequadamente antes de palavras femininas no plural.
- B Em “Não se discute”, ocorre a próclise, mas admite-se também o uso do pronome posposto ao verbo, como em “Não discute-se”.
- C A oração relativa “que briga por seus direitos” (§ 3) restringe o significado do vocábulo “nação”.
- D A palavra “porque” na frase “porque lutou muito para isso” (§ 1) pode ser utilizada com a mesma grafia na introdução de uma frase interrogativa.