Questão 33 Comentada - Prefeitura de Itatiba-2 - Supervisor de Ensino - VUNESP (2025)

Becker (2012) retoma os resultados de suas pesquisas sobre as concepções epistemológicas dos docentes com o objetivo de compreender o paradoxo entre uma práxis fundamentada na construção do conhecimento e na atuação pedagógica crítica, e a prática de um professor “epistemologicamente ingênuo”. Entre esses resultados – obtidos junto a docentes de matemática – está a constatação de que professores que se guiam por uma epistemologia apriorista permanecem

  • A centrados em metodologias ativas, acreditando que o conhecimento se constrói apenas pela experiência prática.
  • B alinhados à ideia de que o conhecimento é neutro e objetivo, bastando ser corretamente transmitido.
  • C atrelados à lógica da repetição, supondo que a memorização conduz inevitavelmente à compreensão.
  • D presos à teoria do talento, acreditando que quem nasceu sem talento não consegue aprender matemática.
  • E comprometidos com a pedagogia crítica, considerando que todo aluno é capaz de aprender desde que tenha estímulo.