Questões comentadas de Concursos para Supervisor de Ensino

Limpar Busca

Em “Você tem chiclete que chegue para dividir com seus colegas?” (2o quadro), a palavra destacada tem sentido de

  • A meio.
  • B direção.
  • C consequência.
  • D causa.
  • E finalidade.

Considerando as informações verbais e não verbais da tira, é correto afirmar que, no 2o quadro, a professora

  • A sugere que o garoto costuma distribuir doces entre os colegas de sala.
  • B demonstra arrependimento por ter sido ríspida com o garoto no 1o quadro.
  • C revela achar correto que cada aluno traga o próprio chiclete para a sala de aula.
  • D tem a expectativa de que o garoto responda negativamente à sua pergunta.
  • E insinua querer que o garoto distribua seus chicletes e retire-se da sala de aula.

De acordo com a proposta de Hoffmann (2001) sobre a avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, e entre interesses e valores dos alunos, destina-se, essencialmente, a

  • A subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes para favorecer o seu desenvolvimento.
  • B explicar o grau de aprendizagem do aluno a partir da avaliação de sua capacidade de atingir os objetivos estabelecidos pela instituição escolar e, em última instância, pelo currículo.
  • C fornecer dados quantitativos estratégicos, que comprovem a eficiência do ensino na busca pela escola pública de qualidade em todo o país, mitigando as diferenças socioculturais.
  • D orientar a elaboração de listas de exercícios e atividades de apoio para a recuperação de alunos com baixo desempenho, intervindo de modo antecipado no fracasso escolar.
  • E verificar se os conteúdos programáticos foram integralmente assimilados pelos alunos, dentro do tempo previsto, e de modo articulado às competências socioemocionais.

Em “… mas a Sra. acha mesmo que eles vão querer?” (3o quadro), a palavra destacada pertence à mesma classe da destacada em:

  • A A professora percebeu que Calvin mascava chiclete enquanto assistia à aula.
  • B Calvin não mentiu quando a professora lhe perguntou se ele estava mascando chiclete.
  • C A professora quis saber se Calvin tinha chicletes suficientes para dividir com os colegas.
  • D Calvin disse à professora que acreditava ter chicletes suficientes para dividir.
  • E Calvin perguntou à professora se ela achava que os colegas quereriam chiclete.

Para a autora, a leitura é uma forma de as pessoas

  • A estudarem melhor sua língua.
  • B aprimorarem seu texto escrito.
  • C conhecerem melhor a si próprias.
  • D valorizarem mais o espaço familiar.
  • E aperfeiçoarem seu raciocínio lógico.