Questão 76 Comentada - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) - Analista do Ministério Público - Processual - FGV (2019)

O Tribunal de Justiça do Estado Alfa julgou improcedente mandado de segurança de sua competência originária. A ordem postulada foi denegada em acórdão manifestamente contrário à Constituição da República de 1988.
Considerando o exaurimento da referida instância e a dicotomia entre os recursos constitucionais de fundamentação livre e os de fundamentação vinculada, o referido acórdão somente pode ser impugnado por meio de recurso de fundamentação:

  • A livre, a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal;
  • B livre, a ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça;
  • C vinculada, a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal;
  • D vinculada, a ser julgado pelo próprio Tribunal de Justiça;
  • E vinculada, a ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.

Gabarito comentado da Questão 76 - Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) - Analista do Ministério Público - Processual - FGV (2019)

De acordo com o art. 1.027, II, "a", do CPC/15, "serão julgados em recurso ordinário os mandados de segurança decididos em única instância pelos tribunais regionais federais ou pelos tribunais de justiça dos Estados e do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão". No recurso ordinário a fundamentação é livre porque qualquer matéria poderá ser alegada pelo recorrente.Segundo a doutrina, "recurso de fundamentação livre é aquele em que o recorrente está livre para, nas razões ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium