Durante uma atividade em sala de aula, um aluno do 8º ano menciona que deseja ser tratado por um nome diferente daquele que consta em seu registro, afirmando que esse novo nome reflete sua identidade de gênero. Alguns colegas reagem com risadas, e outros se mostram confusos. O professor, diante dessa situação, precisa adotar uma abordagem que considere os direitos do aluno e a inclusão escolar, levando em conta a diversidade de gênero e sexualidade na educação. Nessa perspectiva, qual a atitude pedagógica mais adequada, conforme as diretrizes inclusivas e de respeito à identidade de gênero nas escolas, o professor pode adotar?
- A Respeitar o pedido do aluno, usar o nome pelo qual ele se identifica e aproveitar o momento para promover uma discussão em sala sobre a temática, abordando o respeito à identidade de cada pessoa.
- B Conversar com o aluno em particular e aconselhá-lo a não se expor em sala de aula, para evitar constrangimentos e possíveis reações negativas de outros alunos.
- C Ignorar o pedido do aluno no momento e tratar o caso posteriormente com a direção da escola para que uma decisão administrativa seja tomada sobre a questão.
- D Fazer uma reunião com os responsáveis do aluno, informando que o pedido do estudante será considerado apenas se os pais autorizarem a mudança do nome social na escola.
- E Explicar aos alunos que o nome registrado no documento escolar é o único válido legalmente, e que até uma mudança oficial ser realizada, o nome de registro deve ser utilizado.