Questões de Concursos Públicos

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A seguir, analise as assertivas sobre os objetivos estabelecidos para a área de Língua Portuguesa de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:
I) A área de Língua Portuguesa focaliza a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem, aprendizagem fundamental para o exercício da cidadania.
II) A escola deve organizar o ensino de modo que o aluno possa desenvolver seus conhecimentos linguísticos básicos.
III) Dentre os quatro objetivos estabelecidos, destaca-se a habilidade de refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade lingüística, combatendo a estigmatização, discriminação e preconceitos relativos ao uso da língua.
Estão CORRETAS:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III, apenas.
  • E Todas as assertivas.

Analise as proposições a seguir quanto ao processo de ensino nas escolas durante a vigência de abordagens tradicionais e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A escola tinha como principal objetivo preparar os alunos para assumir seus devidos papéis na sociedade.
( ) A escola era tradicionalmente responsável pelo repasse de conhecimento moral e intelectual à classe operária.
( ) A proposta de educação era centrada no professor, figura absolutamente incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos.
( ) O papel do professor estava focado em vigiar, aconselhar, ensinar conteúdos ou disciplinas de modo simples e ligeiro, e corrigir.
( ) As aulas deveriam ser expositivas, organizadas em uma determinada sequência e baseadas na racionalidade, na eficiência e na produtividade.
É CORRETO afirmar:

  • A V, F, V, F, F
  • B V, V, F, F, V
  • C F, F, V, V, V
  • D V, F, F, V, F
  • E F, V, F, V, V

Concernente aos conhecimentos básicos de didática e da formação profissional do professor, relacione os itens a seguir de acordo com seus respectivos conceitos:
1) Educação 2) Pedagogia 3) Didática 4) Instituição Escolar
( ) É o estudo sistemático sobre a educação e sobre o conjunto de princípios e diretrizes que orientam a ação educativa.
( ) É o meio pelo qual podem ser assegurados conhecimentos, valores, experiências, costumes, normas e usos de forma sistemática, a depender da tradição cultural e compreensão de mundo da sociedade.
( ) É um processo de desenvolvimento humano contínuo e permanente, transmitido através de gerações por meio de conhecimentos, valores, experiências, costumes, normas e usos.
( ) É um conjunto de procedimentos que visa garantir a eficácia do ensino e que objetiva os processos de ensino e de aprendizagem, ultrapassando a noção de técnica, sendo um meio de compreensão crítica da educação e dos processos de ensino e de aprendizagem.
É CORRETO afirmar

  • A 1, 3, 2, 4
  • B 2, 4, 1, 3
  • C 3, 1, 2, 4
  • D 3, 4, 1, 2
  • E 2, 1, 3, 4

Desde o seu início, a pandemia de COVID-19 trouxe desafios únicos para governos ao redor do mundo. No Brasil, durante a presidência de Jair Bolsonaro, as abordagens e políticas para lidar com a crise sanitária receberam atenção internacional. Nesta questão, avaliaremos algumas das práticas do governo Bolsonaro em relação à COVID-19 e suas consequências. Analise cuidadosamente as alternativas antes de escolher a resposta correta. Questão: Qual das seguintes afirmações melhor descreve uma característica das práticas do governo Bolsonaro em relação à pandemia de COVID-19?

  • A O governo implementou medidas rígidas de distanciamento social desde o início da pandemia.
  • B O governo priorizou o uso de máscaras faciais e a promoção de vacinas como principais ferramentas de combate à pandemia.
  • C O governo frequentemente minimizou a gravidade da pandemia e criticou medidas de isolamento social, enquanto promovia medicamentos sem eficácia comprovada.
  • D O governo colaborou ativamente com especialistas da área da saúde e seguiu estritamente as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • E O governo adotou uma abordagem única de lockdown total, impactando drasticamente a economia, mas reduzindo significativamente a propagação do vírus.

Intimamente relacionado aos conceitos de Alfabetização e Letramento, o termo analfabeto funcional define:

  • A Pessoas que, mesmo sabendo ler, não têm as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • B Pessoas que, mesmo sabendo escrever, não têm as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • C Pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não têm as habilidades de leitura e de escrita necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • D Pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não têm as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • E Pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não têm as habilidades de escrita e de cálculo necessárias para viabilizar seu desenvolvimento pessoal e profissional.