Questões de Concursos Públicos

Limpar Busca

A passagem adiante servirá de base para a questão:

A coisa nasceu sem que ele se desse conta, que a via como uma menina.”


Aponte a relação de sentido fixado pelo convectivo grifado em relação à construção antecedente:

  • A explicação
  • B concessão
  • C finalidade
  • D adição
  • E consequência
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Sobre Capim-PB, assinale a alternativa correta:

  • A Possui cerca de 15 mil habitantes.
  • B As origens do município remontam ao aldeamento de índios potiguares.
  • C Está localizado na microrregião da Zona da Mata.
  • D A emancipação ocorreu em 1990, e o município foi instalado em 1 de janeiro de 1993.
  • E Está localizado nos domínios da bacia hidrográfica do rio Cafundó.

Releia a passagem e responda: “Doutor urubu, a coisa está preta”. Dê a função sintática do termo grifado:

  • A vocativo
  • B aposto
  • C adjunto adverbial
  • D adjunto adnominal
  • E sujeito

No que concerne às limitações ao poder de tributar, a CF/88 afirma ser vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. Tal exigência corresponde ao princípio da:

  • A Anualidade.
  • B Adstrição.
  • C Legalidade.
  • D Taxatividade.
  • E Boa-fé objetiva.

Sobre didática e a formação profissional do professor, marque V para verdadeiro e F para falso:
(__) A didática auxilia a parte pedagógica e suas relações dentro do processo de ensino e aprendizagem.
(__) O professor precisa assumir um papel capaz de vincular a didática com a realidade social, o conhecimento do aluno e todo o universo cultural existente.
(__) O objetivo da didática é promover, dentro do processo de ensino, um meio dos alunos adquirirem conhecimento, capacidades e atitudes, sendo mediados pelo professor.
(__) A didática orienta as ações do professor, partindo das situações de vivência concreta onde será realizado o processo de ensino.
A sequência correta encontrada é:

  • A V, V, F, V.
  • B F, V, V, V.
  • C V, F, V, F.
  • D F, F, F, V.
  • E V, V, V, V