Questão 3 Comentada - Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) - Professor - Língua Portuguesa - FCC (2018)

Na organização curricular encontramos, muitas vezes, uma valorização diferente entre os conhecimentos escolares. Exemplo disso é a prioridade dada à matemática em detrimento da língua estrangeira ou da geografia. Nessa hierarquia se supervalorizam as chamadas disciplinas científicas, secundarizando-se os saberes referentes às artes e ao corpo; silenciam-se as vozes de muitos indivíduos e grupos sociais e classificam-se seus saberes como indignos de entrarem na sala de aula e de serem ensinados e aprendidos.


Em vista disso, é correto afirmar que

  • A a área das ciências exatas é valorizada pela importância que significa para o mundo do trabalho.
  • B os saberes são igualmente reconhecidos e selecionados na organização curricular da escola.
  • C o conhecimento científico é desconsiderado e o saber prático reconhecido na organização curricular.
  • D os conhecimentos do ensino fundamental e médio são uma adaptação do conhecimento científico.
  • E os saberes socialmente reconhecidos são legitimados e os saberes populares estigmatizados.