Na sociedade brasileira, o multiculturalismo faz referência às intensas mudanças demográficas e culturais, marcadas pela diversidade em termos de raça, etnia, gênero, sexualidade cultura, religião classe social, idade, necessidades especiais ou a outras dinâmicas sociais.
Em educação, ele diz respeito aos arranjos teóricos, às práticas e às políticas educacionais, marcando ainda a luta contra a opressão e discriminação dos grupos em minoria.
Sobre a organização do trabalho pedagógico pautado na perspectiva multicultural, assinale a afirmativa correta.
- A É possível, para o professor, conceber uma experiência pedagógica neutra, para que o educando possa alcançar o conhecimento poderoso e intervir na realidade.
- B A inadequação de métodos e técnicas para lidar com as diferenças faz com que a escola tenha que priorizar um currículo homogeneizado, igual para todos.
- C Entendendo o multiculturalismo como uma maneira de atuar, de intervir, de transformar a dinâmica social, faz-se necessário acreditar num projeto político-cultural que construa estratégias pedagógicas cujas propostas pedagógicas ofereçam espaços e tempos de aprendizagem significativos para os educandos.
- D Os espaços coletivos de participação para a identificação destes grupos não se configuram como estratégias positivas à medida em que configuram processo de exclusão destes na escola.
- E A política de universalização da escola pretende com que todos tenham acesso ao conhecimento socialmente distribuídos. Portanto, a perspectiva multicultural atende a uma estratégia de caráter compensatório que não favorecerá ao indivíduo na sociedade contemporânea.