Questão 4 Comentada - Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul - Analista Judiciário - Área Administrativa - FCC (2007)

O modelo NPM (New Public Management) pode ser sintetizado em três visões de administração pública decorrentes, que são: I - Gerencialismo Puro, II - Consumerismo e III - Public Service Oriented, que correspondem, respectivamente, a:

  • A I - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte, II - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente, III - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres.
  • B I - Foco na economia e na eficiência (fazer melhor), olhando o cidadão como contribuinte, II - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer mais com menos), considerando o cidadão como cliente, III - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres.
  • C I - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente, II - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte, III - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres.
  • D I - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte, II - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres, III - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente.
  • E I - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres. II - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente. III - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte.